Pombo-passageiro (nome científico:Ectopistes migratorius) é uma espécie extinta de pombo que era endêmica da América do Norte. Único membro do gênero Ectopistes, a ave desapareceu na natureza por volta do ano 1900, e o último exemplar conhecido, uma fêmea chamada Martha, morreu no Zoológico de Cincinnati em 1 de setembro de 1914.
Taxonomia
O famoso naturalista sueco Carlos Lineu cunhou o nome binomial Columba macroura, abrangendo tanto a rola-carpideira como o pombo-passageiro, na edição de 1758 da sua obra Systema Naturae (o marco inicial da nomenclatura biológica), na qual aparentemente as considerou idênticas. A descrição cita relatos dessas aves de dois livros mais antigos. Um deles foi a apresentação de Mark Catesby do pombo-passageiro, publicada em sua obra Natural History of Carolina, Florida and the Bahama Islands (1731-1743), que se refere a esta ave como Palumbus migratorius, e foi acompanhada da primeira ilustração publicada da espécie.
A descrição de Catesby foi combinada com a descrição de 1743 da rola-carpideira por George Edwards, que usou o nome C. macroura para essa ave. Não há nada que sugira que Lineu tenha visto exemplares dessas aves, e acredita-se que sua descrição é totalmente derivada de relatos e ilustrações anteriores. Em sua edição de 1766 do Systema Naturae, Lineu deixou cair o nome de C. macroura, e em vez usou o nome de C. migratoria para o pombo-passageiro, e C. carolinensis para a rola-carpideira.[2][3][4] Na mesma edição, Lineu também chamou de C. canadensis, com base em Turtur canadensis, como o usado por Mathurin Jacques Brisson em 1760. A descrição de Brisson foi demonstrada mais tarde ter sido baseada numa fêmea do pombo-passageiro.[5]
Em 1827 William John Swainson moveu o pombo-passageiro do gênero Columba para o novo gênero monotípico Ectopistes, em parte devido ao comprimento das asas e à forma de cunha da cauda.[6] Em 1906, Outram Bangs sugeriu que porque Linnaeus tinha total copiado o texto de Catesby quando cunhou C. macroura, este nome deve aplicar-se o pombo-passageiro, como E. macroura.[7]
Em 1918, Harry C. Oberholser sugeriu que C. canadensis deve ter precedência sobre C. migratoria (como E. canadensis) , como ele apareceu em uma página anterior no livro de Lineu.[5] Em 1952 Francis Hemming propôs que a Comissão Internacional de Nomenclatura Zoológica (CINZ) fixe o epíteto específico macroura para a rola-carpideira, e o nome migratorius para o pombo-passageiro, uma vez que este foi o uso pretendido pelos autores em cuja obra Linnaeus tinha baseado a sua descrição.[4] Esta recomendação foi aceita pelo CINZ, que usou seus plenos poderes para designar as espécies para os respectivos nomes em 1955.[8]
Evolução
O pombo-passageiro é membro da família que reúne os pombos e as rolas, Columbidae. Durante muito tempo, devido às semelhanças morfológicas, acreditou-se que seus parentes vivos mais próximos eram as rolas do gênero Zenaida, especialmente a rola-carpideira (agora Z. macroura). Inclusive esta última chegou a ser incluída no gênero Ectopistes e listada como E. carolinensis por alguns autores, incluindo Thomas Mayo Brewer. O pombo-passageiro supostamente foi um descendente dos pombos Zenaida que se adaptou às florestas nas planícies da região central da América do Norte.
Ele diferia das espécies do gênero Zenaida por ser maior, não ter uma faixa facial, ter dimorfismo sexual, e as penas do pescoço iridescentes, além de uma postura de ovos menor. Um estudo publicado em 2002, feito pela geneticista americana Beth Shapiro e colaboradores, incluiu pela primeira vez espécimes de museu do pombo-passageiro numa análise de DNA antigo (o artigo foca principalmente no dodô). Foi constatado que o pombo era do táxon irmão do gênero Macropygia. Foi demonstrado que as pombas Zenaida estão relacionadas com as espécies dos gêneros Geotrygon e Leptotila.
Um estudo mais abrangente de 2010 mostrou que o pombo-passageiro está mais estreitamente relacionado com os pombos do Novo Mundo Patagioenas, incluindo a pomba-de-coleira-branca (P. fasciata) do oeste da América do Norte, que estão relacionados com as espécies do Sudeste Asiático dos gêneros Turacoena, Macropygia e Reinwardtoena. Este clado também está relacionado com os pombos Columba e Streptopelia do Velho Mundo (coletivamente denominados “pombos e rolas típicos”). Os autores do estudo sugerem que os ancestrais do pombo-passageiro podem ter colonizado o Novo Mundo a partir do Sudeste Asiático voando através do Oceano Pacífico, ou talvez através da Beríngia, no norte.
Num estudo de 2012, o DNA nuclear do pombo-passageiro foi analisado pela primeira vez, e foi confirmada a sua relação com os pombos Patagioenas. Em contraste com o estudo de 2010, os autores sugerem que seus resultados poderiam indicar que os antepassados do pombo-passageiro e seus parentes do Velho Mundo podem ter se originado na região neotropical do Novo Mundo.[9]O cladograma abaixo consta no estudo do DNA de 2012 e mostra a posição filogenética do pombo-passageiro entre os seus “primos” mais próximos:[9]
O DNA de exemplares antigos de museus está frequentemente degradado e fragmentado, e os espécimes de pombos-passageiros têm sido utilizados em vários estudos para descobrir métodos melhorados de análise e montagem dos genomas de tal material. Amostras de DNA são muitas vezes retiradas dos dedos do pés das peles de aves em museus, pois isso pode ser feito sem causar danos significativos aos valiosos espécimes.[11][12] O pombo-passageiro não tinha subespécies conhecidas. A hibridação ocorreu entre o pombo-passageiro e a rola-mansa (Streptopelia risoria) no aviário de Charles Otis Whitman (que possuía muitas das últimas aves em cativeiro por volta da virada do século XX, e as manteve com outras espécies de pombos), mas a prole era infértil.[13]
O grande tamanho da população de pombos passageiros parece ter permitido uma evolução adaptativa mais rápida e a remoção de mutações prejudiciais, gerando uma enorme perda em sua diversidade genética neutra. Estudiosos concluíram que uma redução na diversidade genética proporcionou poucas vias para o pássaro responder às pressões humanas, que finalmente o levaram à extinção.[14]
Etimologia
O nome do gênero, Ectopistes, quer dizer “em movimento” ou “errante”, enquanto o epíteto específico, migratorius, faz referência aos hábitos migratórios da ave. O nome binomial completo pode, assim, ser traduzido como “viajante migratório”. O nome popular pombo-passageiro também remete a este comportamento.[15] Na época que a espécie era viva, o termo pombo-passageiro era usado como sinônimo de “pombo selvagem”. Em língua inglesa, além de “passenger pigeon”, a ave era chamada de “blue pigeon”, “merne rouck pigeon”, “wandering long-tailed dove”, e “wood pigeon”.
No século XVIII, o pombo-passageiro era conhecido como tourte na Nova França (atual Canadá), mas os franceses na Europa se referiam a ele como tourtre. Em francês moderno, é conhecido como tourte voyageuse ou pigeon migrateur, dentre outros nomes. Nas línguas algonquinas, dos nativos americanos, o pombo foi chamado de amimi pelos Lenapes, omiimii na língua ojíbua, e mimia pelos Kaskaskia. Outros nomes em idiomas de indígenas americanos incluem ori’te em mohawk, e putchee nashoba, ou “pomba perdida”, em choctaw. Os Senecas o chamavam de jahgowa, que significa “pão grande “, pois era uma fonte de alimento para as suas tribos.[16] O Chefe Simon Pokagon do povo Potawatomi afirmou que seu povo chamou o pombo de O-me-me-wog, e que os europeus não adotaram os nomes nativos da ave pois ela lembrava seus pombos domesticados; preferiam chama-la de pombo “selvagem”, da mesma forma que chamavam os povos nativos de homens “selvagens”.[17]
Descrição
O pombo-passageiro apresenta dimorfismo sexual em relação ao tamanho e coloração. Ele pesava entre 260 e 340 gramas. O macho adulto media cerca de 39 a 41 cm de comprimento. Ele tinha uma cabeça, nuca, e área abaixo da nuca de cor cinza-azulada. Nas laterais do pescoço e no manto superior havia penas de exibição iridescentes que foram variavelmente descritas como sendo bronze-brilhante, violeta ou verde-dourado, dependendo do ângulo da luz. A parte traseira e as asas superiores tinham uma tonalidade cinza pálido ou ardósia tingido de marrom-oliva, que se transformava em marrom-acinzentado nas asas inferiores.
A parte inferior da traseira era de um azul-cinzento-escuro que se tornava marrom-acinzentado nas penas secretas superiores da cauda. As penas maiores e medianas das asas eram cinza-pálido, com um pequeno número de manchas pretas irregulares próximas da extremidade. As penas primárias e secundárias da asa eram castanho-escuras com uma margem branca estreita no lado exterior das secundárias. As duas penas centrais da cauda eram cinza-acastanhadas, e o restante, brancas.
O padrão de cauda era distintivo pois tinha bordas exteriores brancas com manchas enegrecidas que eram ficavam em evidência durante o voo. A parte inferior da garganta e o peito era ricamente rosada, gradualmente se convertendo num rosa mais pálido abaixo, e depois em branco no abdome e nas penas que recobrem a parte inferior da cauda. Esta região também tinha algumas manchas negras. O bico era preto, enquanto os pés e as pernas eram de um vermelho coral brilhante. Ele tinha uma íris carmim-vermelho cercada por um anel ocular estreito vermelho-púrpura. A asa do macho media entre 19,6 21,5 cm; a cauda, 17,5 a 21 cm; o bico, 1,5 a 1,8 cm; e o tarso, 2,6 a 2,8 cm.
A fêmea adulta do pombo-passageiro era ligeiramente menor do que o macho, ela media de 38 a 40 cm de comprimento. De um modo geral, tinha cores menos vívidas que o macho, e uma testa, coroa e a região da nuca até os escapulas marrom-cinzentas, e as penas nas laterais do pescoço tinham menos iridescência do que as do sexo masculino. A parte inferior da garganta e peito tinham um tom cinza-lustroso que se convertia em branco na barriga e e nas penas sob a cauda.
As partes superiores eram marrons e as inferiores possuíam um tom de marrom mais pálido e menos castanho-avermelhado que as do macho. Asas, costas e cauda foram semelhantes na aparência aos do sexo masculino, exceto que as bordas exteriores das penas primárias eram castanhas ou avermelhadas. As asas tinham mais manchas do que as do macho. A cauda foi menor do que a do sexo masculino, e as pernas e os pés eram vermelho pálido. A íris era vermelha-alaranjada, com um anel orbital nu azul-acinzentado. A asa da fêmea media 18 a 21 cm; a cauda, 15 a 20 cm; o bico, 1,5 a 1,8 cm; e o tarso 2,5 a 2,8 cm.
O juvenil da espécie tinha uma plumagem parecida com a da fêmea adulta, mas carecia de manchas nas asas, e apresentava um marrom-acinzentado mais escuro na cabeça, pescoço e peito. As penas nas asas tinha franjas cinza pálido (também descrito como pontas brancas), dando-lhe um olhar dimensionado. As secundárias eram castanho-preto com bordas claras, e as penas escapulares tinham uma lavagem rufous. As primárias também foram afiada com uma cor ruiva-amarronzada. As penas do pescoço não tinham iridescência. As pernas e os pés eram vermelho-escuro, e a íris acastanhada, rodeada por um anel estreita de carmim. A plumagem de ambos os sexos era semelhante durante o primeiro ano de vida.
Das centenas de peles sobreviventes, apenas uma parece ter cor aberrante – uma fêmea adulta da coleção de Walter Rothschild, abrigada no Museu de História Natural em Tring. É marrom-lavado nas partes superiores, asa secretas, penas secundárias, e cauda (que teria sido cinza), e branco nas penas primárias e partes inferiores. As manchas normalmente pretas são marrons, e é cinza pálido na cabeça, costas e penas secretas na aba superior, mas a iridescência é afetada. A mutação marrom é um resultado de uma redução da eumelanina, devido à síntese incompleta (oxidação) deste pigmento. Esta mutação ligada ao sexo é comum em aves selvagens do sexo feminino, mas acredita-se que as penas brancas deste espécime em vez disso são o resultado de branqueamento devido à exposição à luz solar.
O pombo-passageiro estava fisicamente adaptado para a velocidade, resistência e capacidade de manobra em voo, e tem sido descrito como tendo uma versão simplificada da forma típica pombo, tais como o pombo-doméstico (Columba livia). As asas eram muito longas e pontudas, mediam 22 cm da ala acorde às penas primárias e 12 cm até as secundárias. A cauda, que respondeu por grande parte do seu comprimento total, era longa e (ou graduado) em forma de cunha, com duas penas centrais mais longas que as demais. O corpo era magro e estreito, e a cabeça e pescoço eram pequenos.[18]
A anatomia interna do pombo-passageiro foi raramente descrita. Robert W. Shufeldt encontrou poucas diferenças na osteologia da ave em relação a outros pombos ao examinar um esqueleto de um macho em 1914, mas Julian Hume observou várias características distintas numa descrição mais detalhada publicada em 2015. O pombo tinha músculos do peito particularmente grandes, o que indica capacidade poderosa de voo (musculus pectoralis major para movimentos para baixo e o músculo supracoracoide para voos para cima). O osso coracoide (que liga a escápula, fúrcula, e esterno) foi grande em relação ao tamanho da ave, de 33,4 mm, com eixos retilíneos e extremidade articular mais robusta do que em outros pombos.
A fúrcula tinha um formato de V mais nítido e era mais robusta, com extremidades articulares expandidas. A escápula era longo, em linha reta, e robusta, e sua extremidade distal alargada. O esterno era muito grande e robusto comparado com a de outros pombos; sua quilha media 2,5 cm de profundidade. Os processos uncinados sobrepostos, que endurecem a caixa torácica, era muito bem desenvolvidos. Os ossos da asa (úmero, ulna, carpometacarpo) eram curtos mas robustos em comparação com outros pombos. Os ossos da perna eram semelhantes aos de outras aves do grupo.
Vocalização
O ruído produzido por bandos de pombos-passageiros foi descrito como ensurdecedor, audível por milhas de distância, e a vocalização da ave era alta, áspera, e não musical. Também foi descrita por alguns como cacarejos, gorjeios e arrulhos, e como uma série de notas baixas em vez de música real. As aves aparentemente emitiam coaxo quando construíam os ninhos, e os sons parecidos com sinos quando se acasalavam. Durante a alimentação, alguns indivíduos emitiam chamadas de alarme quando enfrentava uma ameaça, e o resto do bando iria se juntar ao som enquanto levantavam voo.
Em 1911, o cientista comportamental americano Wallace Craig publicou um relato dos gestos e sons desta espécie como uma série de descrições e notações musicais, com base na observação de pombos-passageiros cativos de C. O. Whitman em 1903. Craig compilou esses registros para ajudar na identificação de possíveis sobreviventes em estado selvagem (já que as rolas-carpideiras poderiam ser confundidas com pombos-passageiros), enquanto observando este “informações escassas” era provável que tudo o que seria deixada sobre o assunto. De acordo com Craig, uma chamada foi um simples “Keck” dura que poderia ser dada duas vezes seguidas com uma pausa no meio. Isto foi dito para ser usado para atrair a atenção de outro pombo.
Outra chamada era uma bronca mais frequente e variável. Este som foi descrito como “kee-kee-kee-kee” ou “tete! tete! tete!”, e foi usado para chamar um ao seu companheiro ou em relação a outras criaturas que considerava ser inimigos. Uma variante desse chamado, descrita como uma longa, chamou-out “Tweet”, poderia ser usado para ligar para baixo um bando de pombos-passageiros que passa em cima, que seria então pousar em uma árvore próxima. “Keeho” foi um arrulho suave que, enquanto seguido por notas ou xingar mais alto “Keck”, foi dirigido pelo companheiro do pássaro.
Um pombo-passageiro do assentamento seria também emitem um fluxo de pelo menos oito notas mistas que eram ambos altos e baixos no tom e terminou com “keeho”. No geral, pombos-passageiros fêmeas eram mais silenciosas e emitiam chamados com pouca frequência. Craig sugeriu que a voz alta e estridente e “degenerado” musicalidade foi o resultado de viver em colônias populosas onde apenas os sons mais altos podiam ser ouvidos.
Distribuição e habitat
O pombo-passageiro era encontrado na maior parte da América do Norte a leste das Montanhas Rochosas; das Grandes Planícies à Costa do Atlântico. Sua área de ocorrência mais ao norte compreendia o sul do Canadá, e se estendia ao sul até o norte do Mississipi, nos Estados Unidos. Esta região era originalmente coberta por florestas de decíduas, o habitat primário da ave, que constantemente migrava em busca de alimento e abrigo. Não está claro se os pombos tinham preferência por determinadas árvores ou terreno, mas eles possivelmente não se restringiam a um único ambiente, tal como suas grandes populações sugerem. Costumava se reproduzir nas áreas mais ao sul do leste e centro do Canadá, até o leste dos estados do Kansas, Oklahoma, Mississippi, e Geórgia, mas a região de reprodução principal era o sul de Ontário e dos Grandes Lagos, nos estados ao norte dos Apalaches. Embora as florestas do oeste eram ecologicamente semelhantes as do leste, elas foram ocupadas por pombas-de-coleira-branca, o que pode ter mantido os pombos-passageiros pela exclusão competitiva.
O pombo-passageiro invernava no Arkansas, Tennessee e Carolina do Norte até o Texas, Costa do Golfo, e norte da Flórida, embora bandos, ocasionalmente passavam o inverno bem mais ao norte, como no sul da Pensilvânia e Connecticut. Preferia invernar em grandes pântanos, particularmente aqueles com amieiros; se não havia pântanos disponíveis, recorriam a áreas de floresta, particularmente com pinheiros, para se abrigar. Também houve avistamentos de pombos-passageiros fora de sua área de ocorrência normal, incluindo em vários estados ocidentais, Bermuda, Cuba e México, particularmente durante invernos rigorosos.
Tem sido sugerido que alguns desses registros podem ser considerado como tal, mais na base da escassez de observadores no que era então instável país do que a extensão real de vaguear pombos-passageiros, e que a ave pode ter aparecido em qualquer lugar no continente com exceção do extremo oeste. Havia também registros de retardatários na Escócia, Irlanda e França, embora estas aves podem ter sido ex-cativas que conseguiram escapar, ou os registros podem ser simplesmente incorretos.
Mais de 130 fósseis de pombos-passageiros foram encontrados espalhados por 25 estados dos Estados Unidos, incluindo em La Brea, na Califórnia. Esses registros datam de cerca de 100 mil anos atrás na era do Pleistoceno, durante o qual o alcance do pombo se estendia para vários estados ocidentais que não faziam parte da sua área de ocorrência moderna. A abundância da espécie nestas regiões e durante este tempo é desconhecida.
Ecologia e comportamento
O pombo-passageiro era nômade, constantemente migrando em busca de alimento, abrigo ou nidificação. Em sua obra Ornithological Biography, de 1831, o naturalista e artista americano John James Audubon descreveu uma migração que ele observou em 1813 da seguinte maneira:
Eu desmontei, me sentando em uma eminência, e comecei a marcar com o meu lápis, fazendo um ponto para cada bando que passava. Em um curto espaço de tempo percebi que a tarefa a qual me propus realizar era impraticável, como as aves derramado em incontáveis multidões, levantei-me e, contando os pontos, em seguida, colocando por baixo, descobri que 163 tinham sido feitos em vinte e um minutos. Eu viajei, e ainda encontrou mais quanto mais longe eu continuei. O ar estava literalmente cheio de pombos; a luz do meio-dia foi obscurecida como por um eclipse; o esterco caiu em alguns pontos, não muito diferente de derretimento flocos de neve, e o zumbido contínuo de asas tinham uma tendência para acalmar meus sentidos para repousar … Eu não posso descrever para vocês a extrema beleza de suas evoluções aéreas, quando um falcão acaso pressione sobre a parte traseira do rebanho. Ao mesmo tempo, como uma torrente, e com um ruído como um trovão, eles correram para uma massa compacta, pressionando em cima uns dos outros para o centro.
Nestas massas quase sólidas, eles corriam para a frente em linhas ondulantes e angulares, desceu e varreu perto sobre a terra com velocidade inconcebível, montadas perpendicularmente, de modo a se assemelhar a uma vasta coluna, e, quando a alta, foram vistos girando e girando dentro de suas linhas contínuas, que então se assemelhava as bobinas de uma serpente gigantesca … Antes do pôr-do-sol cheguei a Louisville, distante de Hardensburgh cinquenta e cinco milhas. Os pombos ainda estavam passando em grande número e continuou a fazê-lo por três dias consecutivos.
Esses bandos eram frequentemente descritos como sendo tão densos que escureciam o céu, e como não tendo qualquer sinal de subdivisões. Os bandos se moviam desde apenas um metro acima do solo com o tempo ventoso, até uma altura de 400 metros. Esses grupos migrantes eram tipicamente dispostos em colunas estreitas que ondulavam e se torciam, e foram descritos como tendo quase todas as formas concebíveis. Habilidoso na arte de voar, o pombo-passageiro teve sua velocidade média estimada em 100 km/h durante a migração.
As batidas das asas eram rápidas e repetidas, e a velocidade de voo aumentava quando as asas estavam mais próximas do corpo. Era igualmente perito e veloz para voar dentro de uma floresta ou em espaços abertos. O bando também era capaz de seguir a liderança do pombo à frente, e as revoadas desviavam em conjunto para fugir de predadores. Ao pousar, o pombo batia as asas várias vezes antes de recolhe-las. A espécie era desajeitada sobre o solo, e movimentava-se com passos bruscos e irregulares.
O pombo-passageiro estava entre uma das mais sociais de todas as aves terrestres. Estimado de ter numerado de três a cinco bilhões no auge de sua população, pode ter sido a ave mais numerosa da Terra; a pesquisadora Arlie W. Schorger acreditava que ela representava entre 25% e 40% da população total de aves terrestres nos Estados Unidos. A população histórica do pombo-passageiro é aproximadamente o equivalente ao número de aves que hibernam nos Estados Unidos todos os anos no início do século XXI. Mesmo dentro do seu alcance, o tamanho dos bandos individuais pode variar muito.
Em novembro de 1859, Henry David Thoreau, escrevendo em Concord, Massachusetts, observou que “um bando pequeno de pombos [passageiros] se alimentou aqui no verão passado”, enquanto apenas sete anos depois, em 1866, um rebanho no sul de Ontário foi descrito como sendo 1,5 km de largura e 500 km de comprimento, levou 14 horas para passar e continha mais de 3,5 bilhões de aves. Tal número provavelmente representaria uma grande fração de toda a população na época, ou talvez tudo isso. A maioria das estimativas de números foi baseada em colônias migratórias únicas, e não se sabe quantas delas existiam em um determinado momento. O escritor norte-americano Christopher Cokinos sugeriu que, se os pombos voassem em fila única, teriam se estendido 22 vezes ao redor da Terra.
Um estudo genético de 2014 (baseado na teoria da coalescência e em “sequências da maioria do genoma” de três espécimes de pombos-passageiro) sugeriu que a população de pombos-passageiro experimentou flutuações dramáticas ao longo dos últimos milhões de anos, devido à sua dependência da disponibilidade de frutos de árvores florestais. O estudo sugeriu que a ave nem sempre era abundante, persistindo principalmente em cerca de 1/10 000 da quantidade dos vários bilhões estimados em 1800, com números muito maiores presentes durante as fases do surto.
Alguns relatos iniciais também sugerem que o aparecimento de bandos em grande número foi uma ocorrência irregular. Essas grandes flutuações na população podem ter sido o resultado de um ecossistema rompido e consistiram em populações de surtos muito maiores do que as comuns nos tempos pré-europeus. Os autores do estudo genético de 2014 observam que uma análise similar do tamanho da população humana chega a um “tamanho efetivo da população” entre 9.000 e 17.000 indivíduos (ou aproximadamente 1/550.000 do tamanho total da população humana de 7 bilhões citados no estudo).
Para um estudo genético de 2017, os autores sequenciaram o genoma completo de dois pombos-passageiro, bem como analisaram o DNA mitocondrial de 41 indivíduos. Este estudo (baseado em uma análise de coalescência bayesiana) descobriu que a população de pombos-passageiro se manteve estável nos últimos 20 mil anos. O estudo também descobriu que o tamanho da população de pombos durante esse período de tempo tinha sido muito maior do que o estudo genético de 2014 havia encontrado. No entanto, a estimativa “conservadora” do estudo de 2017 de um “tamanho efetivo da população” de 13 milhões de aves ainda é apenas cerca de 1/300 da população histórica estimada de aproximadamente 3 a 5 bilhões antes do “declínio do século 19 e eventual extinção”.
Um estudo semelhante que infere o tamanho da população humana a partir da genética (publicado em 2008 e usando métodos de inferência de DNA mitocondrial e de coalescência bayesiana) mostrou uma precisão considerável em refletir os padrões gerais de crescimento da população humana em comparação com dados deduzidos por outros meios – embora O estudo chegou a um tamanho populacional humano efetivo (a partir de 1600 dC, para a África, Eurásia e as Américas juntas) que foi de aproximadamente 1/1000 da população censitária estimada para o mesmo tempo e área com base em evidências antropológicas e históricas.
O estudo genético do pombo-passageiro de 2017 também descobriu que, apesar do grande tamanho da população, a diversidade genética entre os indivíduos era muito baixa, o que era benéfico para permitir uma evolução mais rápida e eliminar mutações prejudiciais, mas também mais vulnerável à pressão humana. O estudo concluiu que sugestões anteriores de que a instabilidade populacional contribuiu para a extinção da espécie eram, portanto, inválidas. O biólogo evolucionista
A. Townsend Peterson disse sobre os dois estudos genéticos de pombos-passageiro (publicados em 2014 e 2017) que, embora a ideia de flutuações extremas na população de pombos-passageiros estivesse “profundamente arraigada”, ele foi persuadido pelo argumento do estudo de 2017, devido à sua “análise aprofundada” e “recursos de dados em massa”.
Com o comportamento de empoleiramento comunitário, o pombo-passageiro escolhia locais de abrigo que poderiam fornecer abrigo e comida suficiente para sustentar seus grandes números por um período indefinido. O tempo gasto em um local de residência pode ter dependido da extensão da perseguição humana, condições climáticas ou outros fatores desconhecidos. Os poleiros variaram em tamanho e extensão, de alguns acres a 260 quilômetros quadrados ou mais. Algumas áreas de abrigo seriam reutilizadas nos anos seguintes, outras seriam usadas apenas uma vez.
O pombo-passageiro empinava em tal quantidade que até galhos de árvores grossos se quebrariam sob a tensão. As aves frequentemente se empilhavam umas por cima das outras para se empoleirar. Elas descansavam em uma posição desequilibrada que escondia seus pés. Dormiam com seus bicos escondidos pelas penas no meio do peito, enquanto seguravam a cauda em um ângulo de 45 graus. As fezes acumulavam-se sob um local de descanso a uma profundidade superior a 0,3 m.
Se o pombo ficava alerta, muitas vezes esticava a cabeça e o pescoço em linha com o corpo e a cauda, depois acenava com a cabeça em um padrão circular. Quando agravado por outro pombo, levantava as asas ameaçadoramente, mas os pombos-passageiros quase nunca lutavam. Banhavam-se em águas rasas e depois deitavam-se de cada lado e levantavam a asa oposta para secá-la.