Desinsetização – Como Se Prevenir Dos Principais Vírus De Mosquitos
O verão inegavelmente chegou e com ele veio um forte calor. Independente da preferência pessoal de cada pessoa em relação a temperatura, é certo a necessidade de tomar muito mais cuidados com pragas, principalmente os insetos que são muito mais ativos neste período. Entre os animais que ficam mais animados durante o calor temos os mosquitos, que além de muito chatos.
Algumas até muito temidas, como a dengue ou a Zika. Levando isso em consideração, a Dedetizadora Esgotecnica reuniu algumas dicas para se prevenir da ameaça dos vírus transmitidos pelo mosquito durante o verão.
Desinsetização de Mosquitos – Como se proteger da ameaça dos mosquitos durante o verão
De todos os vírus que podem afetar os seres humanos durante a estação, a grande maioria é transmitida pelos mosquitos. Não existe maneira de o vírus alcançar um ser humano sem que o mosquito hospedeiro carregue o vetor para o novo hospedeiro. Portanto, a maior preocupação das pessoas deve ser no controle e na eliminação do mosquito.
Desinsetização de Mosquitos – Evite o mosquito da dengue
A melhor maneira de ficar longe dos vírus que causam doenças é ficando longe do mosquito. As maneiras de acabar com a dengue já foram repetidas e relatadas diversas vezes e em diversos veículos de comunicação.Mas considerando a importância esse tipo de prevenção, nunca é demais saber como se proteger: A mais importante dica é evitar deixar focos de proliferação no quintal ou nos arredores da sua casa.
O mosquito da dengue se reproduz em ambientes com água parada e limpa. Algo que não é tão difícil de eliminar de um ambiente. Vire pneus e garrafas para que eles não acumulem água, use um pouco de desinfetante em ralos e troque a água de animais de estimação constantemente, sem esquecer de limpar o pote uma vez ao dia.
Já com os vasos de plantas, o cuidado principal fica por conta de não deixar a água juntar no pratinho que geralmente é colocado embaixo da plantinha. Evitar esse problema é fácil, já que você pode colocar areia onde a água ficaria parada. Outro ponto muito importante é ficar e olho no seu lixo e nunca descuidar de como você joga fora certos objetos. Nunca jogue lixo em valas ou córregos, sempre garanta o descarte correto.
Seguindo essas dicas simples, você pode garantir um quintal livre dessas indesejadas criaturas. Mas ainda há maneiras de se proteger caso você não tenha como controlar os mosquitos em um ambiente, como no trabalho ou por causa de vizinhos.
Desinsetização de Mosquitos – Usando Repelentes
Os repelentes são simples e bastante eficazes, capazes de espantar os mosquitos. Existem diversos tipos de repelentes que você pode escolher, existem opções em aerossol, líquidas e até mesmo em forma de pulseira. Quem quer ficar longe destes mosquitos podem escolher qual opção de repelente é a mais indicada para o seu caso. Lembrando que todos repelentes possuem um tempo determinado de efeito.
Desinsetização de Mosquitos – Usando Tela mosquiteiro
Se a casa fica em um ambiente de risco em relação ao número de focos de criadouros da dengue, pode ser interessante o uso de uma tela mosquiteiro para impossibilitar a entrada dos insetos em sua residência. As telas são colocadas na janela e são uma solução permanente para ficar seguro dentro de um ambiente. Mas vale ressaltar que depois de sair do local onde estão as telas, você corre o risco de encontrar com esses mosquitos chatos.
Desinsetização de Mosquitos – Uso da vacina contra a dengue
A vacina contra a dengue é uma boa opção para quem quer evitar ter problemas com o vírus. A vacina licenciada no Brasil é desenvolvida pela empresa francesa Sanofi Pasteur, e é feita com vírus atenuados. Por ser tetravalente ela protege contra quatro sorotipos de dengue existentes, sendo os mais comuns encontrados em contaminações urbanas.
A vacina serve como um importante reforço para quem quer se proteger das doenças causadas pelos vírus transmitidos por mosquitos, porém, não pode ser considerada a única proteção. Em pessoas com mais de 9 anos de idade ela tem uma eficiência de 66%, ou seja, ainda há uma janela para o vírus. Com isso em mente, a melhor maneira de se proteger da ameaça dos mosquitos durante o verão é fazendo a sua parte.
Para manter o quintal limpo, se protegendo com os repelentes e também contando com as doses da vacina. Ao seguir essas dicas, você poderá ficar mais tranquilo durante o verão e vai poder aproveitar os dias mais quentes sem medo do mosquito da dengue. Para os outros insetos, como baratas, cupins e formigas, que também proliferam nesse período, a Esgotecnica Dedetizadora acaba com diversas pragas urbanas em residências e comércios!
Desinsetização de Mosquitos – Como as grávidas podem prevenir-se do vírus zika?
Como as grávidas podem prevenir-se do vírus zika? Essa grande dúvida vem tirando o sono de muitas gestantes desde a descoberta da relação entre esse vírus e a microcefalia. A gravidez é um momento mágico para a futura mamãe, mas requer atenção especial. A formação de um novo ser é um momento delicado, e fatores externos, como o uso de substâncias tóxicas e infecções por vírus e bactérias.
Em novembro de 2015, descobriu-se a relação entre a febre por vírus zika, transmitido pelo Aedes aegypti, e o desenvolvimento de microcefalia. Quando as gestantes infectam-se com o vírus, este é transmitido para o bebê, que acaba desenvolvendo a microcefalia, uma condição que se caracteriza pelo desenvolvimento anormal do crânio, que se apresenta menor que a média.
Como a microcefalia pode causar retardo mental, quadros de convulsões, além de comprometimento motor, é importante que medidas sejam tomadas para evitar o aparecimento do problema, que possui causas diversas. Considerando-se apenas a microcefalia causada pelo vírus zika, algumas medidas podem e devem ser tomadas pelas gestantes e pelas mulheres que pretendem engravidar.
Para aquelas que não engravidaram, a recomendação é que, durante o surto da doença, a mulher não planeje uma gestação. Como a microcefalia afeta a saúde da criança, além de ainda não haver controle sobre o mosquito, o melhor é evitar a gravidez nesse período. Para aquelas mulheres que já engravidaram, algumas dicas simples e consideravelmente eficazes podem ser tomadas.
Veja a seguir algumas dicas importantes para as mulheres grávidas:
Evite lugares com grande quantidade de mosquitos Aedes aegypti; Não viaje para locais onde os casos de febre causada por vírus Zika são muito frequentes. Antes de viajar para qualquer região, comunique seu médico; Utilize sempre repelente e observe se ele é ou não registrado pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Segundo a Agência, os repelentes registrados não possuem restrições de uso para mulheres grávidas
Em casa, utilize telas nas portas e janelas e, se possível, coloque mosquiteiros sobre a cama; Para limpar a casa, pode ser feito chá de folhas de citronela, uma planta aromática com óleo que apresenta um papel repelente bastante reconhecido. Além disso, velas e incensos dessa planta também podem ser usados. Vale destacar, no entanto, que o efeito repelente da citronela não é suficiente para que seja a única forma de proteção.
Contra o mosquito; Utilize, sempre que possível, roupas de manga comprida e calças para diminuir a área do corpo que pode ter contato com o mosquito. Em dias quentes, utilize panos leves; Cuide sempre da sua casa, evitando acúmulo de água parada.