Descupinizaçao – Quais Madeiras Os Cupins Não Comem?
Você já deve ter lido ou ouvido por ai que os cupins não gostam de madeiras amargas ou muito duras, como a peroba. O que acontece, na verdade, é que alguns materiais são mais resistentes a esse ataque, o que faz com que, caso existam várias opções disponíveis, o ataque comece pelo modelo que tenha melhor acesso e consumo mais fácil.
Escolher espécies de madeiras apresentem boa resistência natural ao ataque de cupins; ou que apresentem boa permeabilidade aos líquidos preservativos;Tomar medidas de prevenção para que o ataque seja reduzido ao mínimo possível.
Descupinizaçao – Outras medidas
Instale telas de proteção nas janelas de sua casa para evitar que os insetos entrem. No período de reprodução os cupins voam em busca de um ambiente com temperatura e umidade ideais para formarem um ninho. Também é comum que nos dias de chuva, não apenas os cupins, mas muitos outros insetos fiquem agitados e voando. Se encontrarem brechas, logo entrarão. Procure usar madeiras tratadas ou naturalmente resistentes.
Como ipê, maçaranduba, peroba, jacarandá e aroeira, entre outras. Use tintas e vernizes na parte externa dos móveis e molduras de quadros para tapar as brechas que possam servir de entrada para os cupins. Inspecione seus móveis, portas e janelas de madeira periodicamente e note se há algum sinal de presença de cupins. Lembre-se que eles podem ser muito sutis. É preciso ter bastante atenção. Evite guardar livros em estantes de madeira.
Opte pelas de metal, pois os cupins poderão se alojar entre o amontoado de livros sem que você perceba, e danificar ambos: estante e livros.Não acumule caixotes, nem outros objetos de madeira na sua casa, principalmente em lugares úmidos. Livre-se deles. É importante saber que árvores e raízes de árvores cortadas também podem servir de alimento e moradia para os cupins.Contrate uma empresa especializada para dedetizar a sua casa.
Descupinizaçao – Como Identificar Larvas de Cupins
Examinando a larvaProcurando pelas larvasSabendo a diferença entre as larvas de cupins e as de outros insetos. Os cupins podem oferecer grande risco à estrutura e à fundação de uma casa, visto que elas costumam ser de madeira. A presença de larvas de cupim pode indicar se o local está infestado ou não. As larvas podem ser identificadas pelo formato, cor e tamanho, sendo muitas vezes encontradas junto dos cupins operários.
Bem no interior das colônias. Elas podem ser confundidas com outros insetos, portanto é importante entender as características e os atributos dessa peste.Observe o formato. As larvas têm corpos macios, uma cabeça bem aparente no corpo, seis pernas e antenas retas.Elas tendem a se parecer muito com os cupins operários e as ninfas, menos no tamanho do corpo, pois são muito menores que esses dois. Os cupins podem remeter às formigas.
Descupinizaçao – Examine a cor.
A coloração das larvas costuma ser branca e quase transparente. Nesse caso, os cupins operários e as ninfas também possuem esses aspectos. Dessa forma, só a cor não será suficiente para dizer se é uma larva ou não.Os corpos brancos com cabeças escuras indicam cupins soldados, que são cupins adultos.Os corpos escuros (principalmente preto ou marrom) podem ser piolhos-dos-livros ou formigas.
Na presença de asas, é provável que sejam cupins reprodutores. Meça os corpos. A maioria das larvas tem menos de 2,5 mm de comprimento em comparação com um operário, que normalmente tem por volta de 6,5 mm. Alguns reprodutores, conhecidos como cupins alados, podem crescer até chegarem a 13 mm, mas se esse inseto que você está medindo for maior que 13 mm, ele provavelmente não é um cupim.
As larvas são quase do mesmo tamanho dos ovos dos quais nascem, que são brancos e bem pequenos. Pode ser difícil encontrá-los, pois eles ficam bem no interior da colônia.Sendo assim, ao encontrar cupins perto de um monte de ovos, compare o tamanho: caso tenham o mesmo tamanho, você finalmente encontrou as larvas.
Descupinizaçao – Procurando pelas larvas
Identifique os cupins adultos. Ao encontrar cupins adultos, significa que há larvas em algum lugar da colônia. Embora existam alguns tipos diferentes de cupins adultos, você consegue identificá-los por causa do corpo macio e pálido. Os operários e as ninfas parecem versões maiores das larvas, enquanto que os soldados têm uma cabeça dura e escura. Os cupins reprodutores que colocam os ovos possuem asas.
Investigue as áreas onde os cupins vivem. Mesmo que possa ser necessário chamar um exterminador profissional para encontrá-los, você mesmo pode fazer uma inspeção básica para ver há sinais de infestação. Comece inspecionando os parapeitos das janelas, a armação de portas e janelas, vigas e os locais onde há junções de concreto com madeira. Também é válido olhar em lugares fechados, como o porão, nos vãos da casa e na varanda.
Use uma lanterna para olhar nas rachaduras e espaços mais escuros.Os cupins costumam viver bem no interior das paredes e podem infestar uma casa durante anos sem serem notados. Por mais que não haja sinais externos, não significa que a casa esteja sem infestação.Escute as paredes. Bata de leve na parede com uma chave de fenda e veja se escuta algum barulho oco vindo do interior. Esse barulho indicará que tem alguma coisa.