Controle De Pragas: Entenda o Que é a Leishmaniose Visceral Humanaa
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre confirmou, em 15/5, o terceiro caso de leishmaniose visceral humana (LVH) na capital gaúcha. A doença é causada pelo protozoário parasita Leishmania que é transmitido pela picada de mosquitos infectados. O novo caso registrado alerta.
Como a desinsetização, o que inclui a prevenção a infestação de mosquitos transmissores de doenças. A leishmaniose visceral humana é transmitida pelo mosquito-palha ou birigui (Lutzomyia longipalpis) que, ao picar, introduz na circulação do hospedeiro o protozoário Leishmania chagasi. Conforme o Ministério da Saúde.
A leishmaniose visceral era, primariamente, caracterizada como doença de caráter rural. Mais recentemente, no entanto, ela vem se expandindo para áreas urbanas de médio e grande porte e se tornou crescente problema de saúde pública no País.
A culpa não é dos cães!
Apesar do que muita gente pensa, o cachorro não é o transmissor da doença, que passa para o homem pela picada do mosquito palha. Como o cão é o hospedeiro mais estudado, há a crença de que seja o transmissor. É importante salientar que a doença não é contagiosa nem se transmite diretamente de uma pessoa para outra.
Nem de um animal para outro, nem dos animais para as pessoas. A transmissão do parasita ocorre apenas através da picada do mosquito fêmea infectado. Se você suspeitar que seu animal esteja com Leishmaniose, procure imediatamente o médico veterinário.
Sintomas
A leishmaniose é uma doença tratável e curável. Seus sintomas são febre de longa duração, perda de peso, astenia, adinamia e anemia, dentre outras manifestações. Todos os pacientes diagnosticados precisam tratamento rápido e completo. Lembre-se de que os casos de leishmaniose são de comunicação compulsória ao serviço oficial de saúde.
Controle de pragas inclui a desinsetização
Quando não tratada, a leishmaniose pode evoluir para óbito em mais de 90% dos casos. Por isso, é importante adotar medidas de controle de pragas a fim de combater o mosquito transmissor da doença. Os serviços de desinsetização são essenciais para garantir o bem-estar e a saúde do ser humano. Ações de controle de pragas.
Medidas de combate
Assim como no caso do combate à dengue, mudanças de hábitos e atitudes também são fundamentais para o controle de pragas como o mosquito transmissor da leishmaniose. É importante manter a casa limpa e o quintal livre dos criadores de insetos. O mosquito palha vive nas proximidades das residências.
Ajuda profissional
O controle de pragas como o mosquito-palha requer a intervenção de profissionais especializados, que farão uma análise do ambiente e a prescrição da melhor ação a ser adotada, assim como os produtos que serão aplicados. Consulte a Desentupidora Porto Alegre, empresa que realiza controle de pragas seguindo todas as normas.
Técnicas vigentes. Dispomos de equipamentos avançados e profissionais experientes, que traçam a melhor estratégia para cada situação. Nossa empresa exerce seus serviços com o orçamento completamente gratuito, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Não corra riscos: agende uma visita agora mesmo!
As pragas têm origem anterior à civilização do homem, mas seus danos só aconteceram depois do desequilíbrio ecológico que ele próprio causou. Com o desenvolvimento das civilizações, eventos antes inexistentes passaram a permitir a proliferação de alguns animais, como o acúmulo do lixo e alimentos sem cuidados necessários.
A expansão urbana ocasionou na diminuição de alguns predadores naturais, permitindo que pudessem se proliferar com mais facilidade. Portanto, a existência desses animais na condição de praga propriamente dita é resultante das atividades do próprio homem, que permitiu que encontrassem abundância de abrigo e alimento.
E consequentemente facilidade para se reproduzir. O descontrole causa muitos prejuízos ao homem, não só por danos a alimentos estocados ou produtos que podem ser danificados, mas também podem vir a causar problemas à saúde das pessoas, tanto em casos isolados, como em grande escala.
Para isso existe um método de controle padronizado denominado Controle Integrado de Pragas, que se baseia na higiene e prevenção como ferramentas, incorporando ações preventivas e corretivas à sua aplicação. Como por exemplo, a diminuição do uso de praguicidas, o estudo dos ciclos de vida das pragas.
E com essas informações, definir medidas apropriadas para o combate e quais os critérios econômicos para a aplicação. Assim, conhecendo metodicamente o que é preciso combater, o controle acabará sendo mais eficiente. A definição das pragas a serem tratadas também é fundamental para dar prosseguimento.