Curiosidades Surpreendentes Sobre Os Morcegos

Curiosidades Surpreendentes Sobre Os Morcegos

Curiosidades Surpreendentes Sobre Os Morcegos

Eles aparecem ao entardecer, principalmente nos dias quentes de verão. Seja sobrevoando copas de árvores, entradas de cavernas ou telhados, os morcegos podem se tornar uma praga urbana perigosa quando decidem aninhar-se em nossas casas.


Onde Os Morcegos Costumam Abrigar-Se?

Normalmente procuram lugares frescos e escuros, como telhados, sótãos, garagens, churrasqueiras, e, nos ambientes naturais, copas de árvores e cavernas. Nos ambientes urbanos, acessam os telhados e sótãos através de aberturas sem telas ou outras barreiras físicas.


Por Que Os Morcegos Entram Em Ambientes Urbanos?

Alguns motivos justificam a presença do animal, entre eles:

– Busca por alimento ou água;

– Busca por um local seguro para os filhotes que estão aprendendo a voar;

– Quando ficam doentes, e não conseguem se deslocar para locais mais distantes;

– Busca por abrigo.


Por Que Os Morcegos São Perigosos?

Morcegos representam perigo aos humanos (especialmente crianças e idosos) e aos animais domésticos pois são transmissores de doenças. Além da já conhecida Raiva (infecção mortal transmitida pela mordida do animal contaminado), eles também podem transmitir Febre Tifóide, Peste Bubônica e Leptospirose.

Entre outras doenças infecciosas. Através de suas fezes e da urina, os morcegos também transmitem doenças bacterianas, fúngicas e viroses.

Dica importante:

Caso encontre um morcego em sua casa que esteja fraco, com aparência fatigada e que não esteja conseguindo voar, não faça nenhum tipo de contato físico, pois este animal pode estar infectado. Retire pessoas e animais de estimação do local e entre em contato com a BR Control. Caso o animal morda ou arranhe, procure atendimento médico imediatamente.


Posso Matar Morcego? Como Os Elimino De Minha Casa?

Os morcegos são animais protegidos por legislação federal e não podem ser abatidos, além de ser perigoso o contato físico com eles por alguém inexperiente, como mencionado acima. A maneira correta de lidar com esta praga é realizando seu expurgo. O expurgo de morcegos deve ser feito por uma empresa segura.

Que tenha a certificação e os equipamentos corretos. A BR Control realizará um diagnóstico preciso da situação, identificando as melhores ações a serem tomadas para o expurgo, entre elas:

– Captura dos animais;

– Higienização do local;

– Aplicação de produtos repelentes;

– Identificação dos locais por onde o animal acessa os ambientes da casa;

– Vedação das aberturas, impedindo o retorno do animal.


Curiosidades Sobre Os Morcegos:

Mamíferos alados!

 – Sim, os morcegos são os únicos mamíferos descobertos até hoje que podem voar.


Vampiros sanguinários? 

– Nem todos! Algumas espécies alimentam-se de sangue, mas a maioria delas alimenta-se de insetos, frutas ou sementes.


Vida longa ao morcego?

– Sim! Por incrível que pareça, os morcegos podem viver mais que um gato ou cachorro. Os insetívoros podem chegar a 30 anos. Já os hematófagos (“vampiros”) vivem em média 20 anos.


Sono aerodinâmico:

Morcegos costumam dormir de ponta-cabeça, pendurados em lugares altos. Isto ocorre principalmente porque esta posição facilita sua decolagem. Diferente das aves, que se projetam até do solo, eles não conseguem lançar-se no ar para voar se não estiverem em grande altitude.


Ativistas do meio ambiente:

Apesar de sofrerem muito preconceito, estes animaizinhos também têm sua importância para o meio ambiente, pois são grandes polinizadores. Ao se alimentarem de sementes e frutas, acabam ocasionando o plantio das espécies nos locais por onde transitam, assim como os pássaros e as abelhas. Legal, não é?


Os morcegos representam cerca de 20% de todos mamíferos

A ordem Chiroptera é formada por mais de 1.200 espécies, o que faz com que os morcegos sejam uma das maiores ordens de mamíferos. Eles só perdem para os roedores, que somam 2.277 espécies e correspondem a 40% dos mamíferos. Os quirópteros se dividem em duas subordens: megamorcegos e micromorcegos.

 Os megamorcegos – mais conhecidos como raposas-voadoras – têm uma excelente visão e se alimentam de frutas e néctar. Já os micromorcegos têm como principal característica a ecolocalização e um apetite por insetos e sangue.


As colônias de morcegos facilitam o controle de pestes

Quando existe uma grande colônia de morcegos na região, não é necessário investir em pesticidas nocivos para a agricultura. Isso porque um único morcego come mais de 600 insetos por hora – o que faz desse animal uma excelente alternativa orgânica no controle de pestes. Com a ajuda deles, a agricultura economiza bilhões de dólares.

 Porém, esse recurso se encontra ameaçado. Os cientistas buscam entender como será o futuro desses animais na América do Norte na próxima década, já que eles estão sofrendo com a perda de hábitat e com doenças.


 As fêmeas conseguem controlar a gestação

Para garantir que as condições externas sejam ideais para receber seu filhote, as mamães-morcego têm táticas biológicas que permitem que elas controlem a fertilização, a implantação do óvulo e o desenvolvimento do feto. Nas espécies em que o acasalamento ocorre no outono, as fêmeas guardam o sêmen do macho.

Em seu sistema reprodutor para que seus óvulos sejam fertilizados apenas na primavera. Em outros casos, o óvulo é fertilizado logo após a cópula, mas a implantação na parede uterina só acontece quando houver condições favoráveis.

 Em outro processo de adaptação, a fertilização e implantação ocorrem normalmente, mas o feto fica adormecido por um longo período. Em geral, as fêmeas se utilizam dessas táticas para garantir que o nascimento dos filhotes coincida com a maior oferta de frutas e insetos no ambiente em que vivem.


Alguns morcegos realmente se alimentam de sangue

É fato que algumas espécies de morcegos se alimentam de sangue, mas, ao contrário do que muitos pensam, essas criaturas não chupam o sangue dos animais. Em vez disso, eles usam seus dentes afiados para fazer um pequeno corte na pele do animal. Assim, eles ingerem apenas o sangue que sai do ferimento.

 E também se engana quem acha que eles precisam de quantidades enormes de sangue. Em geral, duas colheres de sopa são uma dose diária suficiente para o morcego e uma quantidade que não causa nenhum prejuízo à vítima. Ainda, a saliva dessas espécies é composta por uma substância anestésica que impede que o animal sinta o corte.


Os morcegos ficam de ponta-cabeça para economizar energia

Se ficarmos alguns minutos de cabeça para baixo já começamos a nos sentir mal, não é mesmo? Mas essa posição é fundamental para que os morcegos conservem energia. Isso porque o sistema circulatório desses animais é bastante diferente do nosso. Essas criaturas passaram por adaptações que garantem.

Que o sangue seja bombeado para as extremidades e distribuído igualmente em todo o seu corpo quando ele está de ponta-cabeça. Pode parecer estranho, mas é muito mais confortável para um morcego ficar pendurado do que desafiar a gravidade e tentar ficar em pé.

ajax loader 2x - Curiosidades Surpreendentes Sobre Os Morcegos

(Visited 63 times, 1 visits today)
Curiosidades Surpreendentes Sobre Os Morcegos
× Whatsapp 99556-4343