Inseticida Pode Ser Feito Com Veneno De Escorpião
O veneno do escorpião dourado é capaz de atacar canais receptores que controlam os sistemas nervosos e musculares de suas presas. Ele também pode ser mortal aos pequenos insetos. Pensando nisso, um grupo de cientistas da Universidade de Michigan, Estados Unidos, descobriram que esse veneno pode provocar o mesmo efeito.
Em outras pragas urbanas e até mesmo rurais.Depois de desenvolvido, o veneno do escorpião poderá substituir os pesticidas e inseticidas usados em casa e nas plantações. Os cientistas pretendem ainda identificar os aminoácidos que fazem com que os canais de sódio dos insetos sejam mais vulneráveis ao veneno do escorpião dourado.
Segundo os pesquisadores, o estudo ajudará, no futuro, a desenvolver inseticidas específicos para cada tipo de praga urbana. Atualmente, os inseticidas caseiros não resolvem os problemas de infestação, já que as pragas se tornam mais resistentes aos produtos químicos.Mesmo contra recomendação.
Mesmo com a não recomendação por parte do Ministério da Saúde, munícipes de Votuporanga estão utilizando veneno para matar escorpiões. Em uma loja de itens agrícolas da cidade, é intensa a procura por produtos que eliminem o animal peçonhento.Em contato com o jornal A Cidade, a empresa que comercializa diversos tipos de produtos
Agrícolas informou que é grande a procura por veneno. “Há alguns dias, uma moça do Pozzobon comprou, passou na casa e achou 29 escorpiões mortos”, relatou.De acordo com ele, há diversos produtos que as pessoas utilizam para matar os animais. Entre os mais procurados estão o Nexxor, o Ficam e o Demand.
Ele acrescentou muitos venenos também matam baratas, que são o alimento do escorpião.Em uma rede social, um munícipe comprou o Nexxor e relatou: “pode comprar esse veneno que é muito bom pra matar escorpião. Passei em casa e graças a Deus consegui vencer essas Praga”. Conforme ele, o veneno não tem cheiro.
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde foram registrados 285 notificações e uma morte por picada de escorpião nos primeiros seis meses deste ano. Em todo o ano passado, foram registradas 578 notificações e nenhum óbito por picada do animal. “Os trabalhos de controle aos acidentes por escorpiões
Continuam sendo realizados pela Prefeitura de Votuporanga, conforme diretrizes do Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde”, acrescentou a pasta.Periodicamente, o Setor de Controle de Endemias e Zoonoses (Secez) da Secretaria da Saúde realiza ações de prevenção por meio dos agentes comunitários de saúde
E de endemias, orientando sobre o manejo ambiental, dentre eles, não acumular matéria orgânica (folhas, frutos e fezes de animais) e entulhos (telhas, tijolos, madeiras e restos de construção) nos quintais e terrenos; rebocar os muros; tapar os ralos principalmente durante a noite; e verificar roupas, sapatos, móveis e utensílios de cama.
Mesa. e banho antes de utilizá-los.Também são realizadas orientações nas escolas e diversas instituições; preparo dos serviços de saúde para atendimento em casos de acidentes com escorpiões; e o encaminhamento dos pacientes para o hospital de referência visando efetividade do tratamento.
Notificação
Caso um munícipe encontre algum escorpião na residência ou local de trabalho, é necessário fazer contato telefônico também com o Secez por meio do 0800 770 9786. “A notificação é importante, mesmo que não ocorra acidentes, já que, quando notificado, o órgão tem condições de atender a cada um desses casos, por meio de orientações e visitas, se necessário”, explicou.
Acidentes
Na hipótese de picada, a pessoa deverá lavar o local com água e sabão, se possível, sem torniquete, dirigindo-se imediatamente à UPA – 24h (Unidade de Pronto Atendimento) ou ao Hospital “Fortunata Germano Pozzobon”, na Zona Norte.
Ministério não recomenda o uso de produtos químicos
O ministério não recomenda o uso de produtos químicos como pesticidas para o controle de escorpiões. “Estes produtos, além de não possuírem, até o momento, eficácia comprovada para o controle do animal em ambiente urbano, podem fazer com que eles deixem seus esconderijos, aumentando a chance de acidentes”, informou.
A Secretaria da Saúde de Votuporanga não utiliza veneno para combater os animais peçonhentos. Segundo a pasta, o Ministério da Saúde, por meio do Manual de Controle de Escorpiões, garante que o controle químico não funciona, já que o hábito dos escorpiões de se abrigarem em frestas de paredes, embaixo de caixas,
papelões, pilhas de tijolos, telhas, madeiras, em fendas e rachaduras do solo, juntamente com sua capacidade de permanecer meses sem se movimentar, tornam o tratamento químico ineficaz.O que também torna os escorpiões resistentes aos venenos é o fato de possuírem o hábito de permanecer em longos períodos.