Saiba Como Eliminar As Pulgas

Saiba Como Eliminar As Pulgas

Saiba Como Eliminar As Pulgas

As pulgas são pequenos insetos, com cerca de 2mm a 5mm de comprimento, e, apesar de tão pequenas, podem causar grandes incômodos, especialmente para quem tem animais de estimação. Normalmente, não nos geram grandes preocupações, até que chegam os dias quentes de verão.

Quando nos damos conta, já pode haver uma infestação em nossas casas. Isso porque normalmente as pulgas que enxergamos correspondem a apenas de 5% do total da infestação, sendo os ovos correspondentes a 50%. Por isso é preciso estar atento e planejar sua eliminação de maneira completa.


Algumas medidas preventivas podem ser tomadas para evitar sua aparição, entre elas:

– A limpeza dos ambientes;

– Manutenção e limpeza de áreas externas e jardins, mantendo a grama sempre cortada;

– Higienização dos animais de estimação (além de aplicar alguns produtos, que podem ser recomendados pelos veterinários, conforme o tipo do animal).

No entanto, se as pulgas já tomaram conta, ver nosso cãozinho se coçar atrás das orelhas é o menor dos estragos. Esses pequenos e silenciosos insetos. Que sobrevivem por até 100 dias em sua fase adulta sem se alimentarem, se espalham rapidamente e podem causar doenças. Neste caso, recomendamos a desinsetização.


Fases Da Vida

Existem mais de 3 mil espécies de pulgas conhecidas, as quais passam por 04 estágios de vida: ovos, larvas, pupa, e fase adulta. Uma fêmea pode colocar até 2 mil ovos durante sua vida (de 15 a 20 por dia em seu hospedeiro), e estes ficam no ambiente e eclodem sozinhos, em até 2 semanas.

Por isto, como já mencionamos, tratar apenas seu cão não é eficiente, pois, normalmente, apenas a fase adulta da pulga é encontrada nele, correspondendo somente por cerca de 5% da infestação. Além disso, quanto mais quentes e úmidos forem os ambientes, mais rapidamente elas se reproduzem.


Pulgas Transmitem Doenças

Como as pulgas se hospedam em vários animais, elas muitas vezes carregam bactérias responsáveis por doenças, que podem afetar os seres humanos. Acredita-se que a peste negra, uma epidemia que causou a morte de 75 a 200 milhões de pessoas na Europa, possa ter sido transmitida. Pelas pulgas que hospedavam-se em ratos.

Além disso, transmitem tifo, doença bacteriana que causou muitas mortes ao longo da história, como por exemplo, atingindo muito soldados na Segunda Guerra Mundial.


Alimentam-Se De (Muito!) Sangue

As pulgas fêmeas podem consumir até 15 vezes o seu próprio peso em sangue diariamente! Isto pode causar uma anemia em seu hospedeiro, além das doenças mencionadas anteriormente. Em compensação, sobrevivem, na fase adulta, por mais de 100 dias sem se alimentarem. E pupas e larvas podem se desenvolver sem alimentação por 12 meses.


Artistas De Circo?

Pulgas conseguem pular muito alto. Saltando uma distância 100 vezes maior do que o seu corpo, seria o mesmo que uma pessoa com 1,70m de altura conseguisse dar um pulo de 170 metros, ou seja, a altura de um prédio de 60 andares. Impressionante!


O Bicho-De-Pé É Uma Pulga

Poucas pessoas sabem, mas esta praga também é uma espécie de pulga, que ficou popularmente conhecida como Bicho-de-pé. Mais comum em zonas rurais, o inseto penetra a pele do hospedeiro, causando inflamações e doenças, entre elas o tétano.


Trate os animais

Comece com um bom banho. Banhe seu cachorro ou gato utilizando um shampoo gentil ou uma solução líquida com cheiro de frutas cítricas. Você pode utilizar uma loção anti-pulgas comercial. As pulgas não se grudam aos pelos dos animais, portanto cairão na água e se afogarão.

Após um banho, penteie o animal com um pente para pulgas. Você também desejará utilizar um pente desses toda vez que tratar o bichinho contra esses parasitas.

Peça para o veterinário aparar o pelo do animal ou tosá-lo antes de outros tratamentos. Assim, o inseticida alcançará facilmente a pele do animal e será mais eficiente. Lembre-se: pulgas vivem na pele do animal, e não no pelo. Converse com o veterinário sobre sprays e pós que possam ser aplicados à pele do animal.


Trate todos os animais utilizando medicações orais e tópicas.

Medicações orais como Capstar devem ser ministradas junto a medicamentos anti-pulgas tópicos como o Frontline. Certifique-se de usar a dosagem apropriada para o seu animalzinho, pois ele corre sérios riscos se tiver uma overdose. Nunca use produtos anti-pulgas para cachorros em um gato.

O sistema nervoso felino aceita somente produtos bem específicos. Dê o medicamento anti-pulgas no mesmo dia em que for exterminar as pulgas em sua casa e quintal para uma maior eficiência.


Lave as roupas de cama do animal

Lavá-los reduzirá significativamente o número de ovos de pulgas e larvas presentes em tais objetos. O ciclo de lavagem não matará as pulgas, mas poderá retirar alguns ovos através da drenagem. Por outro lado, o ciclo seco Normal por 30 minutos matará os ovos e as pulgas remanescentes. Faça tudo isso ao mesmo tempo.

Remova todos os tecidos da máquina de lavar e embrulhe-os com lençóis ou sacos de lixo. Mantenha-os assim por até 12 horas depois de ter desinfetado a casa e os animais para não permitir que as pulgas fujam para objetos limpos.  Permita que os animais andem livremente pela sua casa após ter tratado casa e bichos. 


Mantenha os animais dentro de casa por 30 dias. 

Evite grama alta, folhas caídas, áreas com cascalhos ou arenosas quando o bichinho realmente precisar sair. Caso haja a necessidade de ter de passear com o cão, tente manter-se em um ambiente pavimentado durante o primeiro mês. Apesar de o cão/gato estar tóxico às pulgas.

Você está tentando eliminar uma infestação feia e não quer que novas pulgas apareçam enquanto as antigas estiverem morrendo. Se possível, mantenha os animais dentro de casa durante os meses de inverno, especialmente os gatos. 

Colocar os animais em quarentena pode poupar-lhe dinheiro, pois você não terá de tratá-los novamente até notar uma nova infestação.

ajax loader 2x - Saiba Como Eliminar As Pulgas

(Visited 3 times, 1 visits today)
Saiba Como Eliminar As Pulgas
× Whatsapp 99556-4343