Formiga-Lava-Pés: Cuidados e Prevenções
Formigas são insetos que normalmente não nos causam medo. Podem até incomodar, quando infestam nossos lares, especialmente em épocas mais quentes e secas. Mas normalmente não nos assustamos quando as temos por perto, como no caso das aranhas ou baratas.
O que muitas vezes não sabemos, é que há uma espécie desta praga que pode ser extremamente perigosa. Trata-se da formiga-de-fogo, também conhecida como formiga-lava-pés. Esta formiga, nativa da América do Sul, é extremamente agressiva e territorial.
E sua picada é muito perigosa, liberando veneno tóxico. Quando elas percebem a presença de qualquer invasor próximo às suas colônias, elas atacam imediatamente. Primeiro, mordem a vítima e seguram-na com suas mandíbulas, para então injetarem o ferrão repetidas vezes.
O veneno da formiga-de-fogo causa uma ardência muito forte no local da picada, inchaço e pústulas. Dependendo da quantidade de picadas e da reação alérgica da pessoa, esta pode até precisar de enxertos de pele, ou até ter membros amputados!
Ainda é preciso saber que esta formiga se prolifera em grandes quantidades e forma colônias gigantescas. Sua presença é mais comum em épocas mais quentes e, com os fenômenos das secas e baixas dos rios, se reproduzem ainda mais.
Como se isso não bastasse, elas são animais extremamente resistentes, que sobrevivem a fortes chuvas e enchentes. Um exemplo disto pôde ser visto recentemente nos Estados Unidos, em consequência do furacão Florence, quando milhares de formigas sobreviveram formando em sua colônia um fenômeno conhecido como Ilha.
Os animais todos se agrupam formando uma grande balsa, que carrega inclusive larvas e ovos, e flutuam até chegar em terra seca, onde imediatamente formam novas colônias. Sabendo do perigo que representam, precisamos levar as formigas-lava-pés a sério.
Às vezes podemos estar com elas dentro de nossos lares, correndo riscos desnecessários. Para saber com que praga estamos lidando exatamente, aconselhamos sempre a contratação de uma empresa séria, que possa identificar o inseto, assim como realizar o processo de dedetização adequado.
Lembre-se de se assegurar que a empresa tenha a certificação comprovada pela vigilância sanitária! Quem imaginou que um bichinho tão pequeno poderia causar tanto estrago? Como dizem por aí: tamanho não é documento.
Não é nada legal encontrar um formigueiro de lava-pés no seu quintal, mas existem diversas maneiras de livrar o gramado dessa praga e manter a sua família em segurança! Uma infestação de formigas-lava-pés, também conhecidas como formigas-de-fogo.
Pode ser combatida de vários modos: com iscas, destruindo o formigueiro, aplicando veneno no gramado ou contratando uma empresa especializada. A identificação é uma etapa importante para evitar picadas e para impedir infestações.
Combatendo as formigas-lava-pés:
– Espalhe iscas para atrair as formigas-lava-pés enquanto elas estiverem em busca de comida. Espere até o fim da tarde ou noite nos meses de verão, pois essa é a época em que a formiga costuma sair para procurar alimentos. Coloque algumas iscas ao lado de todos os formigueiros que encontrar.
– Os inseticidas para dar um fim a formigueiros costumam ter acefato, uma substância de ação lenta que mata todas as formigas. As lava-pés devem ingeri-lo e levá-lo até a rainha, o que acaba com toda a colônia aos poucos.
-Esse produto é ineficaz se ficar molhado, por isso escolha um dia ensolarado para a aplicação.
– Ele só serve para o formigueiro mais próximo. É preciso repetir a aplicação em volta de todos os focos que você localizar.
– Também é possível comprar esse tipo de produto em lojas de artigos para jardinagem.
– Contrate uma empresa especializada em exterminar formigas se o problema não tiver fim. Pesquise e entre em contato com profissionais especializados em lava-pés. Eles têm acesso a venenos que não estão disponíveis no mercado para qualquer pessoa e que costumam ser mais eficazes para combater uma infestação grande e persistente.
Identificando as formigas-lava-pés
Diferencie a formiga-lava-pés de outras espécies:
As lava-pés são vermelhas ou marrons e variam de tamanho (a maioria das outras espécies têm formigas do mesmo tamanho). Elas costumam medir de 3 mm a 6,5 mm. Os ninhos no jardim costumam ter poucos centímetros de altura.
Porém, em locais mais afastados, podem chegar até a 50 cm de altura. Não existe uma abertura na superfície do monte. Esses montes de terra costumam aparecer de dois ou três dias após uma chuva forte. Tome cuidado para não pisar em um formigueiro quando estiver tentando localizá-los.
Trate as picadas imediatamente
Retire as formigas da sua roupa com as mãos ou com um pano. Se os locais picados só ficarem inflamados e doloridos, tome um anti-inflamatório comum. No entanto, se houver inchaço intenso, falta de ar ou dor no peito, procure um pronto-socorro na hora.
As lava-pés usam a mandíbula para se agarrar com firmeza à pele e não saem nem com água corrente. Tome cuidado para não tomar novas picadas. Se você suspeitar que há um formigueiro no quintal, calce botas e prenda a calça dentro das meias.
Olhe bem por onde anda e ensine os seus filhos a respeito dos perigos dessa espécie. Além de tomar cuidado para não pisar num ninho, fique atento também às formigas lava-pés forrageiras. Avise as visitas que há formigueiros de lava-pés no seu quintal para elas tomarem cuidado ao entrar na sua casa.
Avisos:
– Leia as instruções e advertências de qualquer produto que quiser usar. Veja se o inseticida é seguro para crianças e animais de estimação se for o caso.
– Mantenha os animais de estimação longe dos formigueiros.