À Temporada Dos Mosquitos Está Chegando!
Na época do verão, você já deve saber: a praga mais comum da estação surge na sua casa sem ser chamada, e vem para incomodar. Os mosquitos começam a aparecer com grande frequência quando as temperaturas sobem, por isso já são típicos desta temporada. Os mais comuns são o Aedes Aegypti.
Que também é conhecido como mosquito da dengue e o culex, um tipo de mosquito doméstico. Além de serem bastante incômodas, as picadas destes insetos podem causar alergias, que em alguns casos podem se agravar. Mas então, como se livrar dos mosquitos?
É preciso prestar atenção em alguns detalhes para evitar estas visitas indesejados nesta época, tão propensa à eles:
– Use repelentes para a pele
– Aplique telas protetoras nas janelas e frestas da casa
– Evite acúmulo de água
– Use inseticidas nos locais que eles costumam aparecer
Aedes aegypti
O conhecido mosquito Aedes aegypti é causador de diversas complicações como Dengue, Chikungunya e Zika, e tem sua população bastante intensificada durante o verão. Em 2016 foram registrados 21,6 casos por cada 100 mil habitantes. Durante 2017, essa taxa baixou para 0,17 casos a cada 100 mil habitantes no estado.
O Rio Grande do Sul teve forte engajamento na luta contra o mosquito na última temporada, junto aos programas de prevenção e monitoramento. Ainda assim, e para continuar diminuindo as taxas de incidência, é preciso se precaver. Por isso preste atenção nos sinais e nos cuidados a serem tomados:
– Evite o acúmulo de água parada em casa e no pátio. No verão é ainda mais comum que se criem poças d’água e acúmulos no ambiente doméstico. Portanto sempre verifique os locais propensos, vasos de plantas, baldes, pneus, recipientes e etc.
– Cubra seus vasos e recipientes com areia para evitar que encham de água. Além disso, vire objetos que possam encharcar com a chuva e etc. e faça furos nos pneus velhos.
– Use telas protetoras para que os mosquitos tenham sua passagem dificultada. Assim, é mais fácil manter-se protegido contra sua chegada.
– Mantenha o seu lixo bem protegido e fechado. Preste atenção, pois deixar o lixo exposto e mal descartado pode atrair estas e outras pragas em sua residência.
Prevenção/Proteção
Utilize telas em janelas e portas, use roupas compridas – calças e blusas – e, se vestir roupas que deixem áreas do corpo expostas, aplique repelente nessas áreas. Fique, preferencialmente, em locais com telas de proteção, mosquiteiros ou outras barreiras disponíveis.
Cuidados
Caso observe o aparecimento de manchas vermelhas na pele, olhos avermelhados ou febre, busque um serviço de saúde para atendimento. Não tome qualquer medicamento por conta própria. Procure orientação sobre planejamento reprodutivo e os métodos contraceptivos nas Unidades Básicas de Saúde.
Informação
Utilize informações dos sites institucionais, como o do Ministério da Saúde e das secretarias estaduais e municiais de saúde. Se deseja engravidar: busque orientação com um profissional de saúde e tire todas as dúvidas para avaliar sua decisão. Se não deseja engravidar: busque orientação médica sobre métodos contraceptivos.
Combate ao mosquito Aedes aegypti
O mosquito da dengue também transmite chikungunya e o vírus zika. Mobilize sua família e elimine a água parada, ajudando, assim, a combater os focos que podem virar criadouro do Aedes aegypti. O Aedes aegypti é um mosquito doméstico. Ele vive dentro de casa e perto do homem. Com hábitos diurnos.
o mosquito se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. A reprodução acontece em água limpa e parada, a partir da postura de ovos pelas fêmeas.
Cuidados dentro das casas e apartamentos:
- Tampe os tonéis e caixas d’água;
- Mantenha as calhas sempre limpas;
- Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
- Mantenha lixeiras bem tampadas;
- Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
- Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
- Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
- Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.
Área externa de casas e condomínios
- Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem;
- Limpe ralos e canaletas externas;
- Atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água;
- Deixe lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas, para evitar formação de poças d’água;
Verifique instalações de salão de festas, banheiros e copa.
Inseticida com cravinho
Este inseticida natural à base de cravo-da-índia é indicado como forma de prevenção da dengue, através da eliminação do mosquito, e deve ser utilizado em pratos de vasos de plantas.
Ingredientes:
– 60 unidades de cravo da índia
– 1/2 xícara de água
– 100 ml de óleo hidratante para bebês
Modo de preparo: Bater os 2 ingredientes no liquidificador, coar e guardar num recipiente de vidro, escuro. Colocar uma pequena quantidade em todos os pratos dos vasos de plantas. É eficaz por 1 mês. O cravo-da-índia possui propriedades inseticidas, fungicidas, antiviral, antibacteriana, analgésica e antioxidante e quando utilizado desta forma mata as larvas do mosquito Aedes Aegypti que se proliferam nas águas dos vasos de plantas.
Inseticida com canela e detergente
Ingredientes:
– 100 ml de vinagre branco
-10 gotas de detergente
– 1 pau de canela
– 50 ml de água
Modo De Preparo: Basta misturar todos os ingredientes e depois colocar num pulverizador, e usar sempre que necessário para afastar os mosquitos.
Inseticida com alho
Ingredientes:
– 12 dentes de alho
– 1 litro de água
– 1 xícara de óleo de cozinha
– 1 colher de sopa de pimenta caiena
Modo De Preparo: Bata no liquidificador com alho com a água e deixe repousar por 24 horas e depois acrescente o óleo e a pimenta e deixe repousar por mais 24 horas. A seguir dilua 1/2 xícara dessa mistura pronta com 1 litro de água e use para borrifar no ambiente. Inseticida com óleo vegetal.