Formiguinha Que Vive Na Sua Casa é Verdadeiro Perigo à Saúde
Se alguém te oferecer dois cafés — um com uma barata e outro com uma formiga —, qual você escolheria? A resposta correta é nenhum dos dois, óbvio. Apesar de parecer inofensiva, a formiga consegue transmitir diversas doenças, já que são capazes de carregar bactérias por dezenas de quilômetros.
O biólogo Fernando Bernardini, gerente de desenvolvimento de produto do Centro de Pesquisa e Inovação Bayer, explica que existem diversas espécies de formigas, cada uma com sua particularidade. No entanto, vamos falar especificamente daquela formiguinha que toma todos os espaços da casa e incomoda de maneira geral.
Formiga urbana
A formiga urbana tem mobilidade maior que a barata porque consegue se locomover por distâncias grandes, inclusive circular de um bairro para outro. Ela gosta de migalhas, lixo e até sangue. Em hospitais, é considerada um perigo, pois pode espalhar bactérias responsáveis por infecções, contaminando comidas, bebidas e curativos dos pacientes.
Para evitar infestação de formigas, é necessário mudar hábitos em casa, explica o especialista. Não levar comida para o quarto, restringir acesso das formigas aos restos de alimentos, secar as pias sempre depois de usar e deixar a casa o mais limpa possível são algumas dicas. Por serem bastante organizadas, é difícil acabar com as formigas.
Casca de laranja pode até atrair as formigas, mas efeito dura pouco
Receitas caseiras até funcionam, mas por pouco tempo. Colocar casca de laranja pela casa, por exemplo, pode se tornar atrativo devido à frutose presente na fruta, mas apenas no primeiro dia, informa Bernardini. No caso de colocar cravos em pontos específicos, como potes e gavetas, as formigas podem até sair daquele local, mas se espalham para outros ambientes da casa.
O inseticida ideal nesse caso é a isca de formiga, que parece comida para elas. Em caso de dedetização, elas fogem para outro lugar. Se o seu vizinho aplicar veneno contra formigas, por exemplo, elas podem migrar para a sua casa, explica o biólogo.
Por serem quase cegas, as formigas são guiadas por feromônios (substâncias químicas que promovem reações específicas em indivíduos da mesma espécie), a dica é aplicar a isca em linha paralela à fila das formigas.
Principais prejuízos causados por formigas
As pequeninas formigas parecem bem inofensivas à primeira vista, mas elas podem causar prejuízos muito maiores do que estragar um pote de açúcar. Isso porque, a rota das formigas em busca de alimento inclui os destinos mais excêntricos, como fezes, feridas, escarros, lixeiras, esgotos e animais mortos. Ao passar por estes lugares, elas carregam consigo.
Em suas patas, os mais diferentes tipos de micro-organismos nocivos, principalmente bactérias, fungos e vírus. Por isso, as formigas são veículos de inúmeros agentes causadores de doenças. E como possuem uma alta capacidade de proliferação e, geralmente, passam despercebidas, esses insetos podem se transformar em um verdadeiro perigo para a saúde.
Estudos comprovam que as formigas se contaminam com fungos e os distribuem por onde passam – até dentro do ninho. Os fungos podem causar alergias, principalmente respiratórias, e micoses (simples ou fatais). Além dos fungos, formigas podem atuar como vetores de bactérias perigosas, que transmitem aos seres humanos sérias infecções.
Consumir alimentos que tiveram contato com formigas, por exemplo, é muito arriscado. Além de intoxicações alimentares, vômito e diarreia, esse hábito pode causar doenças como tuberculose (devido ao fato da formiga se alimentar de escarro) e até lepra (já que elas andam em ferimentos de outros animais).
Combate às formigas
A proliferação das formigas ocorre quando há disponibilidade de alimentos e abrigo. Portanto, é preciso manter a higiene e a organização do local, evitando deixar lixo aberto, restos de alimentos e resíduos pela casa. Outra ação importante é checar e vedar possíveis frestas em pisos, azulejos, rodapés, entre outros locais que podem servir de ninho para as formigas.
Entretanto, um erro comum no combate a esta praga é o uso de inseticida em spray. Apenas 15% das formigas que formam a colônia ficam fora do ninho e, portanto, o spray só irá atingir esse percentual; as outras formigas, ao perceberem a presença de produtos contra elas, irão se dividir e formar novos formigueiros. Ou seja, o inseticida em spray espalha ainda mais a colônia!