Barata Pode Transmitir até 250 Milhões de Fungos – E as formigas e moscas tampouco são inocentes – carregam 13 e 72 milhões de micro-organismos nocivos, respectivamente
Não, você não leu errado. Aquele nojinho que sentimos quando esses insetos invadem nossas casas tem fundamento – eles são capazes de transportar milhões de fungos e bactérias em seus corpos e acabam disseminando esses microrganismos perigosos por onde passam.
Os números são assustadores: em uma única barata as pesquisadoras chegaram a encontrar 250 milhões de fungos e bactérias, nas moscas foram identificados 72 milhões de representantes desses agentes infecciosos e, nas formigas, 13 milhões.
Na lista estão bactérias como Salmonella, Escherichia coli e Shigella, que causam encrencas como dor de barriga, diarreia, vômito e febre; e fungos como Candida albicans, que provoca candidíase, e Rhodotorula, associado a micoses e até meningite.
Toda essa turma embarca nos insetos e contamina alimentos, objetos, utensílios domésticos… “Essas quantidades já são suficientes para causar doenças em pessoas saudáveis e, principalmente, em quem está com a saúde fragilizada, como idosos, pacientes de hospitais e crianças muito pequenas”.
Casa blindada
Para se ver livre desses intrusos, é fundamental manter a casa sempre limpa. A seguir, confira algumas dicas:
- Se você é fã do lixinho em cima da pia da cozinha, melhor deixar essa praticidade para lá. Prefira o latão no chão mesmo – e lembre-se de trocar o saco com frequência. “Se possível, esvazie de manhã e à noite, para evitar o acúmulo”, orienta a pesquisadora. O mesmo vale para o lixo do banheiro, ok?
- Ao jogar o lixo fora, amarre bem o saco para impedir que animais fucem a sujeira.
- No banheiro, não deixe o tubo da pasta de dentes aberto ou resquícios do creme dental na pia. A doçura do produto é um prato cheio para insetos famintos.
- Comer na cama ou no sofá é seu guilty pleasure depois de um dia de trabalho? Desculpe, mas sua mãe estava certa: lugar de comer é na mesa. “Geralmente, não limpamos esses lugares de forma tão profunda, como a cozinha. E os farelos podem atrair bichos”, lembra Rosana Siqueira.
- Guarde o pote de açúcar bem fechado e, de preferência, na geladeira – aqui não, formigas!
- Recolha o cocô e limpe o xixi do seu bicho assim que ele fizer suas necessidades. Os insetos não curtem apenas comidas gostosas, essas nojeiras também os atraem.