Como Identificar Os Cupins Por Seus Habitats e Vestígios
Cupins de madeira úmida, por exemplo, são encontrados em áreas com climas úmidos; no entanto, esses cupins podem ser encontrados em áreas da casa onde ocorrem vazamentos de água. Eles normalmente montam colônias em porões úmidos ou banheiros.
Soldado de Nevada Dampwood
Por outro lado para saber como identificar os cupins deve saber aonde vivem os cupins de madeira seca são encontrados em ambientes secos das porções costeiras, sudeste e sudoeste de cupins de madeira seca dos EUA normalmente vivem em madeira seca e não danificada de casas e apartamentos.
Trabalhador de cupins de madeira seca
Como as pragas comem celulose encontrada na madeira, os cupins destroem as paredes, os móveis e outros materiais de madeira das casas. Os danos que eles podem aparecer na forma de pisos e tetos falsos ou madeira infestada podem parecer danificados pela água. Além disso, os proprietários podem encontrar pilhas de serragem, tubos de lama ou as asas dos enxames.
Como saber se tem cupim em casa
Quem já enfrentou infestação de cupim em casa sabe o estrago que isso pode causar. Os insetos devoram a madeira, sendo capazes de arruinar móveis, portas e até as estruturas de sustentação do telhado. O problema é que essas criaturas permanecem escondidas a maior parte do tempo, então você só percebe a presença dos intrusos quando o prejuízo está grande demais.
5 sinais de infestação por cupim
O período crítico ocorre entre a primavera e o verão. É nessa época do ano que os cupins saem em revoada para encontrar um par e se reproduzir. Por isso, a chegada das temperaturas amenas aumenta o risco de infestações.Só que os devoradores de madeira agem o ano todo. A rainha pode botar 3 mil ovos por dia, expandindo o tamanho da colônia em pouquíssimo tempo.
Independentemente das condições climáticas lá fora. Ou seja: mantenha atenção constante aos seguintes indicadores da presença de cupins.
1. Mariposas em volta da lâmpada
Os insetos de hábitos noturnos costumavam se guiar pela luz da lua, mas as lâmpadas elétricas bagunçaram o senso de direção desses bichos. Agora, eles são atraídos pelo brilho do LED. Resultado: invadem o interior das casas.Entre os possíveis penetras estão as aleluias, ou siriris, como ficou conhecida a forma alada dos cupins. Parecidas com mariposas, elas voam em grupos que chegam às dezenas.
Todas têm o objetivo de formar família. Quando macho e fêmea se encontram, buscam um local para fazer ninho. Portanto, a presença de insetos voadores ou de asas de cupim pela casa pode indicar o início de uma infestação.
2. Farelo de madeira – ou melhor: cocô de cupim
Os cupins de madeira seca produzem um resíduo marrom ou acastanhado. Esse pozinho, similar à serragem, nada mais é que cocô. Tratam-se do dejetos que sobram após as pragas se alimentarem.Para evitar o acúmulo do material no habitat da colônia, os insetos abrem pequenos orifícios na superfície do móvel e expelem o excedente para fora.
A concentração de pó de madeira é um sinal claro de que as criaturas estão em plena atividade.A essa altura, a estrutura atingida pela infestação de cupins já pode estar bastante danificada. A questão é que os invasores escavam túneis profundos, então nem sempre é possível perceber, a olho nu, a extensão do estrago.
3. Rachaduras, buracos e barulhos
Conforme a colônia de cupins vai crescendo, o prejuízo se torna mais visível. E audível, também.Os insetos fazem túneis na madeira, corroendo-a de dentro para fora. Assim, o material vai ficando oco. Basta dar umas batidinhas na tábua para perceber a diferença no som da área atingida.Aliás, alguns ouvidos mais sensíveis.
Conseguem escutar barulhos parecidos com o de papel sendo amassado. São os cupins mastigando! Essa é uma evidência de infestação em nível grave.Nesse ponto, as rachaduras e os buracos nos móveis também são perceptíveis. A camada de madeira que sobra é tão fina que chega a se esfarelar. Você pode quebrá-la como se fosse papelão.
4. Caminhos de terra nas paredes
Os cupins subterrâneos vivem no solo, pois preferem locais úmidos. Porém, todos os dias, os operários saem em busca de alimento para levar à colônia.Essa espécie representa um risco enorme às construções de alvenaria. Com mandíbulas poderosas, os bichos arrebentam paredes, tubulações de água e até fiações elétricas para chegar à madeira.
Nesse caso, os vestígios mais comuns são rastros de terra que ficam pelo caminho. Os cupins constroem esses tubos de lama como uma forma de abrigo, até porque o contato com a luz do dia pode ser prejudicial às criaturas.
5. Insetos
Justamente por evitarem a exposição ao sol, os cupins quase nunca emergem à superfície. A maioria deles passa a vida inteira no interior do ninho, devorando a madeira e cavando novos túneis. Enquanto isso, a rainha segue botando milhares de ovos por dia, protegida por uma legião de soldados.
Ainda assim, há situações em que os seres indesejados mostram a cara. São minúsculos – com dois ou três milímetros de comprimento – e, devido à aparência, podem ser confundidos com formigas.Outra preocupação são as brocas, um tipo de besouro que ataca a madeira. Ao contrário dos cupins, eles não são seres sociais. Em outras palavras, trabalham isoladamente e, por conta disso, os danos tendem a ser menores.
Dicas para acabar com infestação de cupim em casa
Controlar uma infestação de cupim em casa requer ajuda especializada. Apenas técnicos treinados conseguem inspecionar o ambiente com eficácia. Os profissionais identificam o núcleo da colônia e eliminam a rainha – única maneira possível de interromper o ciclo de destruição da praga.
Vale lembrar que os venenos de cupim mais eficientes não são vendidos a pessoas físicas. Você nunca encontrará esses produtos nas gôndolas de um supermercado, por exemplo. Esse é mais um motivo para contratar uma empresa de descupinização, que utiliza nomes como imunizadora ou dedetizadora.
Identificação profissional
Enquanto você deve monitorar e como identificar os cupins regularmente a atividade de pragas, você deve contatar um profissional treinado para identificação, prevenção e tratamento de cupins. Os especialistas em controle de pragas da Dedetizadora em Porto Alegre podem distinguir entre cupins e outros insetos e identificar os cupins por espécie para garantir que as técnicas de prevenção e tratamento tenham como alvo esse comportamento específico de espécies específicas.