Controle de pragas: fique alerta sobre focos de escorpião amarelo
Mais um caso de foco de escorpião amarelo foi relatado no bairro Centro Histórico, em Porto Alegre. Em novembro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) havia emitido ter emitido alerta a população para essa região e da Lomba do Pinheiro, áreas onde o foco de escorpião da espécie é mais concentrado.
O escorpião amarelo (Tityus serrulatus) é a espécie de escorpião que mais causa acidentes graves em especial com crianças. Mas como realizar o controle de pragas como essa? Os escorpiões são pestes urbanas comuns nas casas das pessoas. Dependendo da espécie destes insetos, a picada pode até mesmo ser fatal.
Por isso é muito importante que haja um controle de pragas para que os escorpiões não venham a causar problemas a você ou sua família. A dedetização para o controle de pragas como o escorpião pode ser útil também. Porém, ela será mais eficiente se for feita conjuntamente dedetização contra baratas.
Dicas que podem ser úteis
Primeiro é que o escorpião não ataca as pessoas, mas ele pode picar como reação se ele for tocado. Portanto o grande perigo é exatamente quando acidentalmente pisamos ou tocamos nele. Qualquer pessoa picada deve ser encaminhada imediatamente ao hospital para receber a vacina ou soro, ou ainda o tratamento necessário.
Lembre-se que este animal é peçonhento (venenoso) e o cuidado com a medicação deve ser o mais rápido possível. Todos os acessos à rede de esgoto devem ser bloqueados, pois é dali que eles sobem. O ralo do banheiro, por exemplo, deve estar tampado quando não estiver tomando banho e outros ralos ou outras aberturas.
Precisam ser tampadas tão logo não estejam sendo usadas
Fique de olho
– Verifique calçados, roupas, toalha e roupas de cama antes de usá-los.
– Limpe caixas de gordura e ralos de banheiro e de cozinha.
– Mantenha camas e berços afastados da parede.
– Evite que lençóis toquem no chão.
– Feche frestas nas paredes, móveis e rodapés para que não sirvam de esconderijo para os escorpiões.
– Use telas nas aberturas dos ralos, pias e tanques.
Ações de controle de pragas
Uma forma de capturar e eliminar os escorpiões é através de armadilhas físicas. Adesivos planejados para prender e, eventualmente, abater o escorpião ali mesmo podem ser espalhados pela casa em locais onde o inseto pode provavelmente se alojar. Nem tente aplicar inseticidas comuns. Tais produtos.
Não eliminam os escorpiões e ainda os atiça para fora de suas tocas. Isso faz com que se reproduzam assexuadamente, lançando de 20 a 30 filhotes no ambiente. Escorpiões conseguem ficar entocados (ou seja, dentro de suas tocas) por até um ano sem se alimentar, por isso se pensa que a dedetização comum resolve.
Atenção aos focos de escorpião amarelo
Nos centros urbanos do interior de São Paulo está ocorrendo uma infestação de escorpiões, nas cidades como Santa Cruz do Rio Pardo um morador relatou ter encontrado uma escorpíão no colchão. Já em Bauru a infestação era ainda maior. Em um cemitério os escorpiões estavam andando pelos muros, vizinhos.
Foram obrigados a caçar os bichos que se procriam nas calçadas. O principal motivo dessas infestações nas cidades é devido à pequena quantidade de predadores, desequilíbrio ambiental e falta de limpeza. Os ataques de escorpião estão sendo motivo de pânico, pois já foram relatados 9 casos e óbito de crianças vítimas da picada.
Foi o caso de uma menina de 9 anos que foi picada no quintal de casa, recebeu o soro antiescorpiônico, mas teve várias paradas cardiorrespiratórias. Outro menino de Araçatuba não resistiu e morreu 24 horas após a picada. Em Criciúma a dois anos foi registrado o primeiro ataque de escorpião amarelo.
Épreciso trabalhar ao máximo para evitar ataques de escorpião, mas caso ocorra é importante procurar o hospital ou uma unidade básica de saúde o mais rápido possível. Apesar de não ser típico da região, é preciso alguns cuidados para evitar que insetos como este se instalem: Evite o acúmulo de lixos e entulhos.
Como madeiras, telhas e ou tijolos empilhados. Utilizar ralos protetores em banheiros, áreas de serviços sacadas. Em residências de campo é aconselhável sacudir roupas e sapatos antes de utilizá-los. Caso se deparar com um escorpião-amarelo, acione imediatamente a Vigilância Sanitária e Epidemiológica do município.
Aplicação profissional
Existem produtos específicos para o controle de pragas como escorpiões. Comercializados em pó para dissolução em água e aplicação com bombas, eles devem ser espalhados nos ambientes externos e internos normalmente mais infestados pelos insetos. Mas cuidado: estes inseticidas podem ser altamente nocivos.
Se aspirados ou em contato com a pele humana. Contrate um profissional especializado em controle de pragas e não coloque sua saúde e das pessoas a sua volta em risco.
Consulte nossos técnicos
A Dedetizadora em Porto Alegre oferece diferentes soluções para controle de pragas. Sua equipe analisa o ambiente para determinar a praga alvo, a melhor metodologia a ser aplicada e os melhores produtos disponíveis e autorizados pelo Ministério da Saúde. O procedimento padrão não coloca sua família nem colaboradores em risco. Atendemos 24 horas por dia, sete dias por semana. O orçamento é gratuito.