Cupim uma Ameaça Maior do que Você Imagina – Cupins são pragas muito comuns que agem na grande maioria em regiões tropicais e subtropicais.
É considerado como praga pois levam a destruição bens e propriedades. A madeira que possui celulose é a sua fonte de alimento. Eles consomem essas matérias internamente dando a aparência que o móvel, por exemplo, está intacto, tornando muito difícil a percepção da sua existência no ambiente.
No geral eles fazem ninhos em locais externos e no subsolo. Constroem túneis com fezes, saliva e terra, que os protegem de ameaças externas.
Tipo de cupim
São cerca de 30 mil tipos diferentes de espécie típicas do Brasil, porém é possível infestação de espécies que provém de fora.
Com o grande risco de levar os proprietários ao prejuízo ou de desabamento, se faz extremamente importante o conhecimento sobre esse inseto, e as devidas precauções.
As classificações de cupim urbanos mais comuns são três: Cupim de madeira seca; Cupim subterrâneo e Cupim Arbóreo, existe também broca (Coleópteros) é uma espécie de besouro que ataca madeira.
Cupim de madeira seca
Com um comportamento de ataque mais discreto, esses cupins aparecem em climas mais amenos, durante primavera e outono. Onde buscam madeiras secas como alimento, geralmente móveis.
Saem durante o fim de tarde, pois são atraídos por luzes artificiais. Durante esse momento eles saem para acasalar e buscar locais propícios para a criação de novas colônias.
Costumeiramente são vítimas desse cupim assoalhos de madeira, portais de portas e janelas, portas e janelas de madeira, forro de madeira, móveis e armários embutidos.
Além de estantes de livros que não sofre manutenção constante, papéis também possuem celulose, atraindo assim os cupins.
Uma forma de evitar esse cupim é a manutenção e a limpeza, assim pode haver a percepção deles no meio, e quanto mais cedo o diagnóstico, se torna mais fácil de evitar uma proliferação e os danos.
Cupim subterrâneo
Esses cupins são chamados assim pois constroem os seus ninhos no subsolo, podendo ser em tetos e vigas, paredes duplas, entre outros.
Essa espécie é número 1 em causar prejuízos, pois diferente do cupim de madeira seca que constrói o seu ninho em cima da madeira seca, o cupim subterrâneo se desloca entre 30 a 50 metros atrás de alimento.
Esses deslocamentos podem acontecer por dentro de paredes, rebocos, conduítes, pisos; trazendo danos por dentro dos imóveis. Podendo causar danos irreversíveis dentro de três meses.
A melhor maneira de combater esse tipo de cupim é a prevenção. Não utilizar madeiras que possam ser alvo de consumo, eliminar peças de madeiras desnecessárias tirando tronco, restos de madeiras que sirvam como foco.
Evitar rachaduras e frestas nas paredes, evitando a instalação dos cupins.
Porém se já existe cupins desse tipo em sua propriedade a melhor maneira é a dedetização realizada por profissionais. Pois o manuseio do veneno pode ser nocivo.
Brocas (Coleópteros)
São conhecidos assim pois furam a madeira em circunferência. São mais fáceis de detectar e combater, pois põem os ovos de maneira exposta.
O problema ocorre quando há a eclosão dos ovos, e as larvas penetram na fibra da madeira sem deixar rastros de infestação. Danificando por completo a estrutura da madeira onde eles estão.
A melhor maneira de evitar esse tipo de inseto é a prevenção, observar as condições dos móveis, limpar com frequência e assim que for detectado, ligar para uma empresa especializada. A Dedetizadora em porto alegre está pronta para atender.
Cupim, uma ameaça maior do que se imagina
Esse pequenos insetos podem causar sérios danos e uma grande despesa financeira se não houver o cuidados devido, como dito antes podem causar até desmoronamento de imóveis por completo.
Para um serviço de alta qualidade, com profissionais treinados com equipamentos de ponta, gerando conforto e segurança para você e os seus familiares, entre em contato com a Dedetizadora em porto alegre, que terá o maior prazer em ajudá-lo a solucionar este problema.