Dedetização Auxilia No Combate Ao Mosquito Da Dengue

Dedetização auxilia no combate ao mosquito da dengue

Dedetização auxilia no combate ao mosquito da dengue

A guerra contra o mosquito da dengue não tem trégua. Até 30 de março, foram contabilizadas 322.199 infecções, com 86 mortes. Em 16 de março, eram 229.064. Em relação ao ano passado, a elevação é bastante expressiva: 303%. No mesmo período do ano passado, haviam sido registrados 51 óbitos.

Segundo balanço divulgado em 15/4 pela prefeitura de Porto Alegre, a capital tem 61 casos confirmados de dengue. Foram 55 casos autóctones – com a contaminação na Capital –, das quais 53 foram registradas na Zona Norte da cidade.O Aedes aegypti, mosquito que transmite a dengue, zika e chikungunya.

Só é derrotado quando acontece a dedetização e prevenção de seus criadouros. Para isso, é preciso conscientização, o que depende, necessariamente, da responsabilidade, ação individual e conjunta de todos. Então, fique ligado nestas dicas e faça a sua parte.


Atacar e prevenir

O combate contra a dengue ocorre em duas frentes: eliminação dos mosquitos adultos e mitigação dos criadouros de larvas. Neste sentido o controle químico, ou popularmente dedetização, é amplamente recomendado. Atualmente existem Inseticidas Piretróides e Larvicidas para uso profissional.

Que apresentam excelentes índices de eficiência no combate ao vetor. Sinal do envolvimento das indústrias no controle da praga, que desenvolvido produtos cada vez mais eficazes e específicos.


Fumacê

Uma das formas de combate ao Aedes aegypti é a pulverização de inseticida, popularmente conhecido como fumacê. No Brasil, o inseticida utilizado nesse sistema de dedetização é o malathion. Sua fórmula é diferente dos inseticidas encontrados nos supermercados.

Além disso, sua distribuição é feita somente pelo Governo Federal, que distribui para os Estados, que então repassa aos municípios. O fumacê tem ação temporária e pontual, por isso não é considerado o método ideal para acabar com o Aedes aegypti e outros mosquitos que carregam vírus perigosos.

Claramente, a prevenção é fator primordial e indispensável no controle do mosquito. Portanto, é importante que recipientes que possam encher-se de água sejam descartados ou tampados e que todos façam sua parte nesta luta contra esta doença que atinge milhões de pessoas.

É importante verificar o quintal ou pátio uma vez por semana, eliminar todos os focos de água parada, virar potes, deixar garrafas com a boca para baixo, tampar caixas d’água e deixar desimpedidas calhas e ralos. Afinal, em uma semana um ovo pode eclodir, virar larva e em seguida mosquito adulto, voando.

Especialistas recomendam o uso de repelente corporal e elétrico contra insetos. O Aedes aegypti é um mosquito que costuma picar no início da manhã e final da tarde. Ele não voa para muito além de onde nasceu, no máximo 150 metros. Portanto, se na sua casa tiver um Aedes voando, procure e elimine o criadouro.


Combate ao mosquito Aedes aegypti

O mosquito da dengue também transmite chikungunya e o vírus zika. Mobilize sua família e elimine a água parada, ajudando, assim, a combater os focos que podem virar criadouro do Aedes aegypti.O Aedes aegypti é um mosquito doméstico. Ele vive dentro de casa e perto do homem.

Com hábitos diurnos, o mosquito se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. A reprodução acontece em água limpa e parada, a partir da postura de ovos pelas fêmeas. Os ovos são colocados e distribuídos por diversos criadouros.


Cuidados Gerais

Prevenção/Proteção:

– Utilize telas em janelas e portas, use roupas compridas – calças e blusas – e, se vestir roupas que deixem áreas do corpo expostas, aplique repelente nessas áreas.
– Fique, preferencialmente, em locais com telas de proteção, mosquiteiros ou outras barreiras disponíveis.


Cuidados:

– Caso observe o aparecimento de manchas vermelhas na pele, olhos avermelhados ou febre, busque um serviço de saúde para atendimento.
– Não tome qualquer medicamento por conta própria.
– Procure orientação sobre planejamento reprodutivo e os métodos contraceptivos nas Unidades Básicas de Saúde.


Informação:

– Utilize informações dos sites institucionais, como o do Ministério da Saúde e das secretarias estaduais e municiais de saúde.
– Se deseja engravidar: busque orientação com um profissional de saúde e tire todas as dúvidas para avaliar sua decisão.
– Se não deseja engravidar: busque orientação médica sobre métodos contraceptivos.


Cuidados dentro das casas e apartamentos:

– Tampe os tonéis e caixas d’água;
– Mantenha as calhas sempre limpas;
– Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
– Mantenha lixeiras bem tampadas;
– Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
– Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
– Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
– Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.


Área externa de casas e condomínios:

– Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem;
– Limpe ralos e canaletas externas;
– Atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água;
– Deixe lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas, para evitar formação de poças d’água;
– Verifique instalações de salão de festas, banheiros e copa.


Denuncie focos do Aedes aegypt:

Quando o foco do mosquito é detectado e não pode ser eliminado pelos moradores, como em terrenos baldios ou lixo acumulado na rua, a Secretaria Municipal de Saúde de sua cidade deve ser acionada para remover os possíveis criadouros. Veja aqui como entrar em contato.


Saiba como usar a água sanitária para combater focos do Aedes aegypti dentro de casa:

A ciência já comprovou que água sanitária, o hipoclorito de sódio diluído, é a solução mais eficaz para prevenir doenças relacionadas com enchentes, como leptospirose, hepatites do tipo A e E e gastroenterites e no combate ao Aedes aegypti, transmissor da zika, chikungunya, dengue e febre amarela.

A higienização das casas para eliminar as larvas do mosquito é um hábito a ser incorporado na rotina das famílias e empresas, considerando-se que 80% dos focos do mosquito estão dentro de casa. A prevenção é a melhor maneira de combater o mosquito e evitar epidemias e outras doenças. 


Dicas práticas:

Ralos: Despeje solução de água sanitária na proporção de uma colher de sopa por litro de água em ralos de pias, banheiros e cozinha. Atenção: Faça a limpeza das pias e dos ralos à noite, antes de dormir, para que a água sanitária possa agir por mais tempo.


Plantas: Essa mesma solução (água sanitária na proporção de uma colher de sopa por litro de água) também pode ser usada para a rega de plantas, particularmente que acumulam água entre as folhas, como as bromélias. Esta solução não faz mal às plantas e evitará o desenvolvimento da larva do mosquito.

A água usada na desinfecção dos alimentos pode ser aproveitada para lavagem de pias, pisos, bancadas e utensílios domésticos em geral, inclusive toalhas e panos de pia. Por ser um produto químico, é fundamental tomar alguns cuidados na hora de utilizar o produto, evitando o contato com os olhos e a pele e a ingestão.


Os principais cuidados são:

– Mantenha o produto longe de crianças e animais
– Guarde a água sanitária em recipiente fechado e em local ventilado, longe dos raios solares e calor.
-Nunca misture com vinagre, ácidos ou outros agentes de limpeza.
-Não reutilize a embalagem.

ajax loader 2x - Dedetização Auxilia No Combate Ao Mosquito Da Dengue

(Visited 18 times, 1 visits today)
Dedetização Auxilia No Combate Ao Mosquito Da Dengue
× Whatsapp 99556-4343