Dedetização – De Quanto Em Quanto Tempo Preciso Fazer Uma Dedetização?
Controle regular de pragas é algo que deve ser levado a sério – e muito. Especialmente nos casos de prédios e condomínios. Nesses locais há sempre muitas pessoas convivendo e, em geral, cada um faz um descarte distinto de lixo e restos de comida. Tudo isso (adivinha!) é um prato cheio para insetos e ratos, animais que podem transmitir doenças para os humanos.
Como regra geral, as dedetizações devem ser feitas de 6 em 6 meses – mesmo que você não esteja vendo nenhuma praga no local. O motivo é simples: infestações não surgem do dia para a noite. Elas vão acontecendo aos poucos, até que ficam visíveis. Ou seja: mesmo que você não esteja vendo nenhum rato ou inseto, eles já podem ter voltado. Aí, vale a máxima: previr é melhor que remediar.
Dedetização – Em condomínios, o melhor é explicar tudo sobre dedetização.
Se você mora ou trabalha em um condomínio, é importante que o zelador, síndico ou algum responsável pela curadoria e manutenção do local esteja ciente dessas informações. Assim eles poderão tomar decisões cabíveis em cada caso. Por isso, não deixe de compartilhar este artigo com ele. Além disso, vale avisá-lo: ao contratar uma empresa dedetizadora, exija sempre todos os alvarás e certificações necessárias. Eles são uma garantia a mais da qualidade do serviço.
Ao receber a visita de uma empresa de dedetização, procure se informar sobre o motivo dela indicar determinada conduta. Empresas sérias e de confiança irão expor as causas da infestação, os procedimentos necessários e os riscos envolvidos em todo o processo. Isso, na prática, demonstra cuidado e atenção com a segurança dos moradores.
Dedetização – Com qual periodicidade realizar?
A dedetização comercial, cujo objetivo é eliminar pragas normalmente encontradas nos estabelecimentos comerciais, como ratos, baratas e outros insetos, é uma atividade regulada através de normas do Ministério da Saúde e do Ministério do Trabalho.A legislação existente exige a dedetização comercial em áreas de produção, de armazenamento, de transporte e de comércio de alimentos.
Além de instituições voltadas para a saúde, como hospitais e clínicas. Além disso, o CIP – Controle Integrado de Pragas também deve ser aplicado na agricultura e na pecuária.O que a legislação estabelece de maneira mais cuidadosa são os cuidados com pragas para o setor alimentício, conforme podemos ver na portaria Nesses estabelecimentos que trabalham com alimentos.
Empresas que realizam esses procedimentos, produzindo ou manipulando alimentos, devem seguir o manual de boas práticas, que apresenta regras para evitar ou reduzir a presença de pragas, incluindo ratos e baratas, tomando providências e cuidados com relação à coleta de lixo e à limpeza do local, mantendo as instalações higienizada o suficiente para evitar a proliferação de pragas.
A dedetização comercial possibilita exterminar pragas urbanas com métodos químicos, o que vai exigir sua aplicação por empresas devidamente qualificadas, que ofereçam a segurança necessária na aplicação dos produtos químicos.Para que se obtenha um resultado satisfatório na dedetização comercial, a empresa deve adotar critérios adequados.
Dedetização – Veja também nossa lista de empresas terceirizadas de limpeza
A dedetização comercial, por seus cuidados e métodos, deve ser feita com técnicas específicas, exigindo, portanto, conhecimento técnico e de normas de segurança pertinentes ao procedimento.Para fazer a dedetização comercial, a empresa responsável deve escolher os procedimentos e produtos adequados, dependendo das características da empresa onde a dedetização está sendo feita e das pragas que exigem maior controle.
Assim, para eliminação de baratas, usa-se um tipo de produto, que não é o mesmo para eliminação de ratos ou de insetos como formigas, por exemplo.Os produtos aplicados, além disso, devem ser seguros para as pessoas e para os animais domésticos.
Dedetização – Como funciona o ciclo de dedetização comercial
Os produtos aplicados na dedetização comercial não matam os insetos e pragas de forma imediata, continuando o processo de exterminação por um determinado tempo. Os insetos devem entrar em contato direto com o produto, alimentar-se dele, retornar ao seu esconderijo e contaminar os outros da mesma espécie.Assim, após a dedetização comercial, orienta-se para que os locais onde os produtos foram passados não sejam lavados ou limpos .
A periodicidade da dedetização comercial vai depender de determinadas características do comércio. Para uma empresa que comercialize, faça estoque ou manipule alimentos, a legislação estabelece que a dedetização deve ser feita pelo menos uma vez por mês.
Dedetização – Existem casos em que a dedetização comercial deve ser feita quinzenal
Os estabelecimentos comerciais que não trabalham diretamente com alimentos podem ter a dedetização comercial a cada três meses, enquanto que condomínios comerciais ou residenciais, devem fazer a dedetização pelo menos a cada seis meses.Além da dedetização comercial, os estabelecimentos devem implantar o CIP – Controle Integrado de Pragas, um conceito que vem sendo utilizado atualmente e que permite melhores resultados para a eliminação de insetos e outras pragas.
O CIP foi desenvolvido para ser aplicado na agricultura e sua adaptação para as áreas urbanas vem se mostrando bastante eficiente para a redução de ratos, baratas e insetos nocivos.No Controle Integrado de Pragas, o estabelecimento que passou pela dedetização comercial deve adotar uma série de medidas preventivas, procurando evitar a instalação e proliferação de insetos e outros animais nocivos no ambiente.
O estabelecimento comercial, além das medidas preventivas, pode ser obrigado a aplicar medidas corretivas e estruturais, com o manejo das instalações, corrigindo aquelas que possam contribuir para a presença de pragas no local.Desta maneira, com a dedetização comercial, e o Controle Integrado de Pragas, o estabelecimento encontra meios e condições para manter o local por mais tempo livre de pragas e insetos.