Dedetização – Porque é Importante Fazer Em Restaurantes ?
Ter um empreendimento não é uma tarefa fácil, isso porque existem várias coisas que você deve fazer para conseguir mantê-lo. Um dos itens que devem ser feitos com certa urgência e rotina é a dedetização. A dedetização dos restaurantes é um item obrigatório, e a ANVISA pede que para o aval do estabelecimento a dedetização esteja em dia. Diferentemente do que se pensa, a dedetização de estabelecimentos alimentícios.
Envolve mais do que simplesmente espalhar venenos aleatórios. Existem os tipos adequados de veneno, bem como os locais que eles devem ser colocados. Isso porque tudo é fiscalizado pela vigilância sanitária que segue todas as regras e recomendações da Anvisa. Restaurantes são locais em que a contaminação por micro-organismos e outras pragas é constante.
Dedetização de Restaurante – Qual a frequência das dedetizações?
Essa é uma pergunta bastante comum, qual a frequência adequada para as dedetizações? Recomenda-se que mensalmente seja feita uma dedetização. Em determinados casos as próprias dedetizadoras fornecem um certificado de dedetização e indicam quando a próxima dedetização deve ser feita. Assim é mais fácil de planejar e se programar para a próxima.
Dedetização de Restaurante – É preciso fazer algo além da dedetização?
É importante mencionar que mesmo com a dedetização é importante tem alguns cuidados. Tais como:
Dedetização de Restaurante – LIMPEZA: fazer a limpeza diária do restaurante ajuda a manter a qualidade na limpeza e inibe a proliferação de bactérias e fungos que podem causar problemas, como disenteria e vômitos.
Dedetização de Restaurante – LIXO: todo o lixo do local deve ser armazenado de forma adequada, recomenda-se fazer a separação, entre os lixos recicláveis e orgânicos. O lixo deve ser tirado do restaurante todos os dias, e as vezes, mais de uma vez por dia, caso o lixo de acumule rapidamente.
Dedetização de Restaurante – CAIXA DE GORDURA: a caixa de gordura deve ser frequentemente limpa, sua limpeza deve ser feita pelo menos uma vez por mês, já que o volume de comida feito é muito maior do que em uma residência comum. A importância em manter um restaurante longe de pragas urbanas é fundamental para a frequência do consumidor, bem como a sua saúde. Um restaurante que não contêm as condições mínimas de higiene
Tanto para o funcionário quanto para o cliente, pode ser processado. O restaurante ao mesmo tempo em que proporciona pratos para os clientes degustarem, oferece banquetes para as pragas. Isso porque, lá há muita comida acumulada.
Dedetização de Restaurante – Organizando a Bagunça
O restaurante precisa de uma organização. Tanto no espaço onde recebe o cliente, quanto na cozinha onde são preparados os pratos. Visualmente deve estar sempre intacto, com pouca poluição visual, e na cozinha atentar para limpeza periódica dos armários que contêm os alimentos. Já na geladeira, diariamente deve ser feito uma vistoria para verificar se há algum alimento podre ou estragado.
Dedetização de Restaurante – Triagem de material
Assim que começar a receber os produtos de limpeza ou os próprios alimentos, deve ser separado aquele material que trouxe a mercadoria, como caixas de papelão, sacolas plásticas. Neste caso, baratas, ratos e outras pragas gostam de se alojar. Por isso, assim que o material estiver vazio, coloque-o imediatamente no lixo ou para reciclagem.
Dedetização de Restaurante – Fazendo Limpeza diária
A limpeza diária é tão importante porque pode evitar muitas pragas. Assim que o expediente encerrou, deve-se chamar a equipe para fazer a limpeza do local, lavando, arrastando móveis, limpando geladeira;Dedetização: É importante o proprietário ter uma empresa de confiança de dedetização para chamar o serviço pelo menos a cada dois meses. Aproveite o dia em que o restaurante não abre para fazer esse trabalho e que de alguma forma vai .
Dedetização de Restaurante – A importância da dedetização no restaurante
Vale lembrar que existe uma resolução que dever ser cumprida pelos proprietários de restaurantes, que estabelece a limpeza e o controle de pragas. A resolução é a seguinte: Resolução de Diretoria Colegiada RDC nº 216, de 15 de setembro de 2004. Quando o proprietário contrata a empresa especializada neste ramo, confia a ele o trabalho de fazer o controle das pragas. Antes de qualquer início é feito um levantamento sobre as supostas pragas.
Que estão dentro do restaurante. somente um profissional especializado consegue fazer este serviço altamente recomendado. Além de utilizar as melhores ferramentas e agentes, saberá como identificar as pragas e assim eliminá-las. Importante ressaltar que esse serviço é recomendo e deve ser feito por empresas de dedetização e não pelo funcionário que não tem as condições e conhecimentos específicos sobre dedetização.
Além de garantir boa higiene, o restaurante estará por algum tempo livre das pragas e passando maior segurança aos clientes. Lembrando, que o serviço de dedetização é importante também, devido ao fato de muitas pessoas se contaminarem em restaurantes, o que pode ocasionar no fechamento do estabelecimento. Dados mostram que, no Brasil, entre 4,5 e 4,8% das internações do Sistema Único de Saúde nos anos de 1998 a 2001.
Foram diagnósticos com infecções intestinais causados por cólera, febre tifoide, amebíase, dentre outras devido a problemas com pragas em restaurante. Por isso, todo cuidado é pouco.