Desinsetização – Como Acabar Com As Pulgas
Aprenda de como acabar com as pulgas: Neste material você vai aprender a eliminar as pulgas do seu animal, acabar com a infestação de pulgas do ambiente doméstico e algumas receitas caseiras para matar e eliminar de uma vez por todas as pulgas.
Quem já enfrentou uma infestação de pulgas em casa sabe que não é o tipo de situação das mais agradáveis e o quanto é importante fazer qualquer esforço para se acabar com as pulgas o quanto antes. A pulga é muito pequena, mas é capaz de causar um estrago centenas de vezes superior ao seu tamanho médio, que é de 5 mm. A começar pela coceira que causa uma picada de pulga, mas antes fosse só esse o problema.
As pulgas podem trazer uma enorme quantidade de problemas ao ser humano, como viroses, alergias, infecções bacterianas e até peste bubônica se o hospedeiro desse pequeno e desagradável sugador de sangue for um rato, essa é uma das principais razões para acabar com as pulgas do seu animal e da sua casa.Não saia por aí contratando qualquer dedetizadora, escolha sempre empresa de controle de pragas regularizadas pela Vigilância Sanitária.
Desinsetização – A importância de pôr um fim as pulgas
É muito importante pôr um fim as pulgas, a parte mais desagradável, no entanto, é o sofrimento que as pulgas causam aos nossos animais de estimação. As picadas das pulgas podem, em alguns animais, causar até feridas mais profundas, inflamação e perda de pelo. A picada de pulga pode resultar, ainda, em uma enfermidade conhecida como dermatite de picada de pulga, cujos sintomas são muita coceira, inchaço, vermelhidão.
Parece bem claro que não interessa a ninguém, ao dono ou ao animal de estimação, a convivência com esses pacotes de problemas em miniatura. De modo que é preciso se preparar para a grande batalha, cuja finalidade é eliminar as pulgas, de preferência sem direito a bis. Chegou a hora de saber como se preparar para lutar e vencer, pelo seu bem-estar e do seu animal de estimação.
Chega de pulgas, vamos ensinar como acabar com as pulgas! Para mais informações acesse também nossa página: Livrando o cachorro das pulgas. Para enfrentar as pulgas, há quatro formas de eliminar esse inseto. Pode ser que não seja necessário adotar todos os pacotes ou todas as medidas de cada pacote para evitar as pulgas, mas é bom conhecê-los e estabelecer uma estratégia eficiente de combate e extermínio.
Apesar de cada método ser apresentado separadamente, a aplicação deve ser simultânea em todas as frentes, de modo a impossibilitar a proliferação e o repovoamento.
Elimine as pulgas do ambiente doméstico
Desinsetização – Lavar e aspirar
São medidas tão providenciais como rotineiras na eliminação dos ovos das pulgas da sua casa. As áreas usadas pelo animal devem ser lavadas constantemente assim como todos seus objetos, como tapetes e cobertores, mas também aqueles de uso humano suspeitos de infestação, como colchões, lençóis e fronhas, por exemplo. Os objetos infectados devem ser colocados na máquina de lavar para uma longa lavagem.
Use o ciclo mais longo da máquina. Já os objetos que claramente servem de abrigo a ovos, casulos e excrementos de pulga devem ser, preferencialmente, jogados fora. O aspirador de pó também é uma arma poderosa para acabar com a infestação. Se pulgas gostam de sugar o sangue alheio, é o caso de dar-lhes o mesmo veneno. Use o aspirador de pó em cada recanto da casa onde o inimigo possa se esconder.
Áreas úmidas e frescas, com pouca exposição à luz solar, devem receber atenção dobrada, pois são as preferidas pelas pulgas. Atenção aos locais onde houver sangue seco e fezes, como estofados e fendas contínuas aos rodapés e armários. É lá que os ovos e as larvas são depositados é exatamente nestes locais que temos que dar uma atenção especial par se ter êxito na eliminação da infestação das pulgas.
Para concluir a operação, descarte o saco do aspirador, certificando-se de que está muito bem fechado, para que as pulgas não pulem de volta para o ambiente, e mande-o para o mais longe possível.
Desinsetização – Uso de reguladores de crescimento
Essa é uma excelente dica para acabar com as pulgas do seu imóvel, os reguladores do crescimento, como o methoprene, o piriproxifen e o lufenuron, agem como inibidores do desenvolvimento dos ovos e larvas. São aplicados através de spray. É um método para ser usado em conjunto com medidas de extermínio das pulgas adultas.
Desinsetização – Mistura de inseticida botânico com bórax
É uma combinação que tem duas vantagens básicas: é segura e tem ação duradoura. Além de acabar com as pulgas adultas do ambiente, também combate as larvas. A aplicação deve ser feita em todos os cantos da casa, preferencialmente antes de um período de afastamento não inferior a 24 horas dos habitantes da casa. Ao retornar, você deve adotar os procedimentos de lavagem e aspiração já detalhados acima. É aconselhável, porém, deixar parte da mistura no tapete, medida que serve para inibir a reprodução.
Desinsetização – Cuidar do quintal e do jardim
Se você mora em casa com quintal e/ou jardim, há algumas medidas práticas e naturais que ajudam a eliminar às pulgas, que consistem em podar as folhagens, aparar a grama e tornar os recantos inóspitos para as pulgas, tomando medidas para garantir que sejam alcançados pelo sol. Se possível, espalhe folhas de eucalipto e lascas de cedro, elementos que espantam as pulgas.
Desinsetização – Armadilha tóxica
Sim, existe armadilha para pulgas e é bastante eficiente. Trata-se da armadilha tóxica. Basta encher um recipiente com água e detergente. Pode ser um prato raso. Exponha-o à luz. As pulgas se sentem atraídas e pulam dentro da água e morrem.
Desinsetização – Combate pela umidade do ar
Uma forma de extermínio muito eficaz às pulgas são os desumidificadores. Para sobreviver, as pulgas precisam estar em ambientes com umidade do ar superior a 50%. Esses aparelhos enxugam a umidade e tornam o ambiente impróprio para a vida desses animais.
Acabar com as pulgas do seu animal
Desinsetização – Dê banho no animal de estimação
Pode parecer algo simples, mas, quando há pulgas na história, o processo precisa ser cuidadoso. É preciso cuidado, por exemplo, com os shampoos antipulgas, pois, caso contenham inseticidas convencionais, podem causar malefícios ao animal de estimação. Portanto, antes de aplicar qualquer tipo de produto para acabar com as pulgas do animal consulte sempre o veterinário. O ideal é recorrer a inseticidas e repelentes naturais.
Mas que não causam problemas ao animal de estimação. Algumas opções para usar no banho são o óleo cítrico, o óleo de alecrim e o de eucalipto, que não apresentam contraindicações para gatos e cachorros. Para acabar com as pulgas do cachorro, comece sempre o banho molhando as áreas mais recônditas do corpo do animal, as orelhas, a cavidade ocular e o ânus. Essa medida nega às pulgas refúgio da água em esconderijos secos.