Desinsetizaçao – Como Diferenciar Cupins De Formigas Voadoras?
O mês de setembro se aproxima e, com ele, a chegada da primavera, época para proteger seu lar contra pragas, particularmente dois insetos comuns nessa época do ano. Formigas voadoras e cupins voadores são bastante inconvenientes e difíceis de lidar, portanto, é interessante saber mais sobre esses insetos e encontrar maneiras de afastá-los de sua casa.
Desinsetizaçao – Saiba como identifica-los
Insetos possuem três segmentos corporais, que incluem o abdômen, tórax e a cabeça. No caso do corpo do cupim, essas três regiões primárias não são muito distintas uma
Desinsetizaçao – Antenas
O cupim tem antenas retas, e as antenas das formigas são curvas.
Desinsetizaçao – Tamanho do corpo
Da outra, pois a largura delas é a mesma. Diferente das formigas, cujos cabeça, tórax e abdômen são evidentemente diferentes uns dos outros.
Desinsetizaçao – Asas
Embora ambos insetos possuam asas, há uma leve diferença na aparência das asas. Cupins e formigas possuem quatro asas (dois pares), um par superior e outro inferior. As asas superiores das formigas são maiores do que as inferiores. As asas dos cupins possuem todas o mesmo comprimento.Como as asas podem se sobrepor, pode ser difícil verificar se têm o mesmo tamanho. Nesse caso pode-se verificar também a coloração .
As asas dos cupins são translúcidas (transparentes), enquanto as asas das formigas são ligeiramente marrons. Após verificar que tipo de inseto voador está invadindo sua casa, é hora de agir. Encontra-los em sua casa não é boa notícia, e você precisa agir rápido para prevenir quaisquer problemas provenientes de uma infestação de cupins ou formigas. Também deve-se notar que, se há cupins voadores na sua propriedade.
A melhor coisa a se fazer após encontrar e identificar esses insetos é contatar um profissional ou empresa especializada em descupinização (dedetização) para eliminar essas pragas urbanas. Nós, da Higitec, podemos ajudar você, consulte-nos.
Desinsetizaçao – Como diferenciar cupins de formigas voadoras
Ver um enxame de insetos ao redor de sua casa pode causar preocupações de estar sendo invadido por cupins. Ainda assim, nem todos os insetos que voam em enxame são cupins. Eles podem causar dano considerável à sua residência, assim como formigas carpinteiras. Diferenciar corretamente cupins de formigas voadoras pode ajudar a determinar a melhor maneira de tratamento para sua casa.
Desinsetizaçao – Passo 1
Capture um inseto do enxame. Tente não esmagá-lo, será mais fácil de identificar um inseto inteiro.
Desinsetizaçao – Passo 2
Localize o corpo do inseto. Determine se ele tem uma cabeça e corpo ou uma cabeça, abdômen e tórax. Como indicado por Pest Products, cupins têm duas partes do corpo diferenciáveis. Uma formiga terá três partes do corpo.
Desinsetizaçao – Passo 3
Observe o corpo da formiga. A cintura de uma formiga é apertada. Cupins têm cinturas inchadas.
Desinsetizaçao – Passo 4
Inspecione as asas do inseto. Ambos os insetos terão dois pares de asas. As asas de um cupim serão do mesmo comprimento e tamanho de seu corpo. De acordo com a A-Active Termite & Pest Control Company, as asas frontais das formigas são maiores que as asas traseiras.
Desinsetizaçao – Passo 5
Confira as asas do inseto. Formigas terão veias visíveis em suas asas. As asas de um cupim não serão claras como as da formiga e sim mais acinzentadas.
Desinsetizaçao – Passo 6
Examine as antenas. Cupins têm antenas longas e contadas. Formigas têm antenas dobradas no meio.
Desinsetizaçao – Classe dos cupins alados
A terceira classe é de cupins alados. Eles são aqueles que possuem a vida sexual mais ativa. São eles que têm a tarefa primordial de reprodução (apesar da classe trabalhadora também desempenhar essa função) e são justamente eles que perdem as asas.Eles se acasalam, normalmente entre a primavera e o verão, perdem as asas e procuram um novo ninho. As formigas possuem classes muito parecidas com os cupins.
Assim como eles, elas presam pela manutenção da colônia.A classe de soldados possui mandíbulas enormes, assim como a classe de defesa dos cupins. Contudo, na classe das formigas é composta inteiramente por fêmeas.Além disso, as mandíbulas dos soldados não são usadas apenas para defesa, mas, também, para transportar objetos. As formigas também possuem a classe de trabalhadoras. Ela representa a maior parte da colônia.
E também é composta apenas por fêmeas, que geralmente são mais velhas.Elas têm como função cuidar da rainha, bem como das jovens formigas. Além disso, elas ajudam diretamente na construção e expansão do formigueiro. As formigas também possuem a classe de Voadoras. Composta apenas por fêmeas, essa classe tem como objetivo sair no verão para construir uma nova colônia. Um detalhe curioso sobre as formigas.
Que pertencem a esse grupo é que elas cortam suas próprias asas para servir de fonte de proteína para a colônia. Por fim, a última classe das formigas são os alados. Eles são os únicos machos e têm como única função a reprodução. Eles voam juntamente com as voadoras, se acasalam e morrem logo em seguida. Basta o tempo esquentar, para observarmos o aumento dos insetos sobrevoando nossas cabeças e, às vezes, trombando com a gente.
No final do dia, eles chamam ainda mais a atenção por serem atraídos pelas fontes de luz. Trata-se da revoada dos insetos, quando os alados da colônia saem para se reproduzirem e formarem novas colônias. Mas quem são estes insetos voadores, formigas ou cupins? Vamos explicar: Nem todas as espécies de formigas podem voar, no entanto muitas pessoas confundem as formigas que possuem essa característica com os cupins.
Existem meios bastante simples para uma avaliação primária, em que seja possível saber se você está lidando com uma massa de formigas ou com uma colônia de cupins destrutivos. As formigas, no geral, têm uma cintura estreita, bem marcada, semelhante a uma ampulheta. Os cupins, no entanto, têm uma cintura mais uniforme e possuem corpo mole, sem qualquer armadura. A cintura deste inseto não apresenta nenhum afunilamento.
É larga e se estende até o tórax. A cor dos dois insetos também pode ser um critério para diferenciá-los.As formigas geralmente são pretas, mas é comum apresentarem matizes de vermelho, marrom e até laranja. Os cupins, no entanto, são sempre pretos. Se o inseto alado não for preto, então com certeza ele não é um cupim.Seja para exterminar formigas ou para evitar ter prejuízos com os cupins, é melhor não inventar.