Desratização – Saiba As Curiosidades Sobre Os Ratos
Os ratos podem causar diversos problemas para uma residência ou uma empresa. Além do prejuízo material que eles causam, como roer objetos, papeis, móveis e alimentos, os ratos também trazem doenças graves para dentro de casa como leptospirose, febre murina e peste negra. É por isso que, sempre que possível, devemos tomar medidas que os impeça de invadir nossas residências.
Separamos para você 7 curiosidades sobre este pequeno roedor:
1- Há mais de 1700 espécies de ratos conhecidas no planeta, mas somente 125 delas são consideradas pragas urbanas.
2 – Existem ratos que, quando adultos, atingem 50 centímetros de comprimento e podem pesar quase 1KG.
3- Na Idade Média, a peste negra dizimou a população europeia numa epidemia histórica. A doença leva esse nome também
por causa do seu transmissor: o rato preto.
4- Por incrível que pareça, os ratos têm lá sua utilidade. Se todos os ratos desaparecessem do planeta, por exemplo, os canos
viveriam entupidos já que, transitando dentro deles, esses animais ajudam a desobstruí-los.
5- A OMS já catalogou cerca de 200 doenças transmissíveis por roedores: leptospirose, hantavirose, tifo, peste bubônica, febre hemorrágica, salmonelose, nefrite epidêmica, sarnas, micoses, helmintíases entre outras.
6- Os ratos velhos e doentes são usados como cobaias para analisar objetos ou alimentos novos e desconhecidos no território. Esta é uma estratégia para que os ratos reprodutores sejam protegidos de alimentos e objetos estranhos (novos).
7– Os ratos estão em todos os territórios da terra exceto no Ártico, Antártida, Alberta e algumas regiões isoladas da Nova Zelândia.
Desratização de Ratos – Curiosidades Sobre Ratos
Não importa se você teria ou não um rato de estimação, se gosta ou não destes animais, querendo ou não é uma espécie que chama a nossa atenção, seja pelas possíveis doenças que podem nos transmitir, seja pelos personagens de animações que os representam ou ainda seja pelo susto que levamos quando estamos distraídos e somos surpreendidos com uma visita destes pequenos. E para sanar um pouco desta pequena curiosidade.
Dificilmente encontremos alguém que goste de ratos. Isso porque são animais que além da possibilidade de nos transmitir inúmeras doenças dentre elas algumas bem graves (como a tifo, a peste bulbônica e a leptospirose) são animais característicos e lembrados pelo roubo de alimentos e também no caso de camundongos de bagunçarem nossas gavetas e armários. Bom, apesar de todos estes “contras” não podemos negar que os ratos.
De qualquer um minimamente informado sobre eles. Isso porque é preciso reconhecer que apesar de toda as adversidades e possíveis contras, são animais espertos, inteligentes e interessantes de um modo geral. Fizemos uma pequena lista das curiosidades que você certamente não sabia sobre estes animais.
Desratização de Ratos – O Conceito De “Rato”
Embora usemos o conceito de rato para classificar todos os roedores de pequeno porte que possivelmente encontramos sejam em nossa casa, ou nos filmes. É preciso ponderar entretanto que o conceito, é um conceito genérico que abrange todos os tipos de pequenos roedores e que dentro deste conceito podem estar diversas espécies e famílias de roedores. Sim, isso mesmo, não existe apenas um tipo de “rato” e sim o grupo de roedores .
Para se ter uma ideia você pode encontrar na sua casa tanto um rato preto (ou rato caseiro ou rato do telhado como podem ser chamados) ou um camundongo e ainda assim denominar os dois apenas por “ratos”.
Desratização de Ratos -Tempo De Vida E Gestação Farta
Os ratos não são animais com uma expectativa de vida muito grande e talvez justamente por isso são animais precoces, por assim dizer. São animais que atingem a maturidade sexual antes dos dois meses de vida e já podem se procriar. A gestação é farta e dura apenas vinte dias. Em uma única gestação a rata pode dar à luz a até doze filhotes, o que ajuda na manutenção nos números de sua espécie embora as espécies mais conhecidas e encontradas .
Desratização de Ratos -Curiosidade Sobre Ratos: São Animais Muito Antigos
Quando pensamos em tempos remotos certamente os ratos não são um dos primeiros animais que nos veem a mente em relação ao convívio humano, todavia, surpreendentemente são animais com antiga convivência com o homem. Os ratos estão presentes em nossas vidas há mais de dez mil anos.
Desratização de Ratos -Quantos Ratos Existem No Mundo?
Teríamos números astronômicos se fossemos fazer essa conta de fato, contudo se pensarmos na quantidade de ratos existentes para cada pessoa no mundo temos um número bem menor mas que nos dá ideia de como a população de ratos é gigantesca. Para cada três pessoas no mundo existem cerca de dez ratos. Um número verdadeiramente impressionante, não é?
Desratização de Ratos -Os Ratos De Maior Convivência Humana
Embora os roedores sejam um grupo de inúmeras famílias com inúmeras espécies dos mais diversos tamanhos e portes existem três ratos ou roedores que estão mais constantemente presentes em nossa vida. São eles, os camundongos, que são animais extremamente fofos e pequeninos. Habitualmente são encontrados morando em residências e fazem suas tocas em nossas gavetas e armários. Os ratos pretos (também conhecidos como ratos do telhado ou rato caseiro)
Que como um dos seus nomes sugere vivem preferencialmente em locais altos em nossa casa, como os forrós por exemplo. E por fim as ratazanas. As ratazanas entre os três é o maior roedor e normalmente não está presente tão próximos de nós. Preferindo as tubulações de esgotos e os córregos. Contudo, podem ser vistas próximas a áreas urbanas em períodos de chuva quando a água sobe e são obrigadas a deixarem o local que deixa então de ser seguro.
Desratização de Ratos – Dificilmente Você Verá Um Rato Perdido
É engraçado pensar desta forma mas se pudéssemos acompanhar os ratos em sua caça a alimentos e em suas peregrinações nos surpreenderíamos com a facilidade que estes animais têm para se localizar e consequentemente evitar que se percam no caminho de volta para sua toca. Sim, os ratos possuem uma noção de localização muito mais precisa que a nossa e assim sendo conseguem se localizar e traçar caminhos de ida e volta facilmente.
Desratização de Ratos – Ratos Não Gostam Tanto Assim De Queijo
Acredito que essa seja a maior surpresa para você até o momento. Mesmo depois de descobrir que ratos tem um senso de localização melhor que o nosso e que existe uma série de espécies e famílias distintas no conceito genérico de ratos acho que conseguimos te surpreender.