O gesso é um dos materiais mais utilizados para projetos de decoração de casas e apartamentos. Entre as suas principais vantagens, está a possibilidade de moldá-lo de várias formas e maneiras. O profissional responsável por preparar o local e fazer a aplicação do gesso é o gesseiro. Além de prestar serviços para empresas de construção civil, ele também desenvolve projetos para clientes próprios.
Além de possuir conhecimento para fazer a instalação, o gesseiro reúne habilidades para desenhar novas peças e também para realizar a manutenção adequada em estruturas que necessitam de reparos adequados.
Para atender as demandas do mercado e se manter sempre atualizado, o gesseiro precisa ser um profissional qualificado. O ideal é que ele tenha feito treinamentos na área, pois é necessário conhecer os princípios mais importantes para a instalação das estruturas feitas em gesso, tais como:
Drywall.
Sancas.
Molduras.
Gesso de parede.
Reparos.
Conhecimento de peças para instalações elétricas e afins.
Entre as construções trabalhadas pelo gesseiro estão:
Paredes.
Tetos.
Forros.
Divisórias.
Revestimento em geral.
Molduras.
DECORAÇÃO EM GESSO
A decoração em gesso pode ser utilizada em praticamente todos os ambientes do imóvel. Ela pode ser aplicada não somente para harmonizar uma sala ou um quarto, mas também é uma excelente alternativa para consertar pequenos probleminhas. Algumas ideias de decoração em gesso são:
Esconder vigas: É bastante comum existir uma ou mais vigas aparentes que acabam por desequilibrar o ambiente de uma sala, por exemplo. Nessas situações, a decoração em gesso é uma alternativa eficiente para “esconder” os pilares e dar uma nova cara ao espaço.
Rebaixamento de teto: Quando o local tem um teto muito alto, ele pode ser totalmente reformado através de um rebaixamento feito em gesso. Além de deixar o ambiente mais aconchegante, ainda é possível montar um belo jogo de luzes com iluminação embutida. Essa decoração em gesso é recomendada para aquelas pessoas que gostam de dar um ar mais moderno ao imóvel, além de valorizar ainda mais a área.
Cortinas embutidas: A decoração em gesso também é muito usada para deixar a cortina embutida. Isso faz com que o varão seja totalmente “escondido”, dando um novo visual para a sala, quarto, ou escritório.
Prateleiras e móveis: Também é totalmente possível trocar os tradicionais móveis de madeira por aqueles feitos em gesso, e isso inclui as prateleiras. Existem alguns projetos de decoração em gesso totalmente baseados nesse conceito e o resultado é bem diferenciado e elegante.
Divisórias: Essa é uma das ideias mais usadas, pois deixa o ambiente muito mais organizado.
TIPOS DE GESSO
O gesso é ideal para fazer rebaixamentos de teto e trabalhos no forro de casas, apartamentos ou escritórios. Veja quais são os tipos de gesso recomendados para essas instalações:
Gesso convencional ou tradicional: é considerado o mais simples e barato no mercado. Ideal para quem procura soluções para tentar economizar na sua construção ou reforma. Esse tipo de gesso é indicado para espaços menores, pois suas placas possuem dimensões que variam entre 0,60cm x 0,60cm.Elas são colocadas no forro através de encaixes feitos nas próprias peças, e são fixadas através de arames galvanizados.
Gesso acartonado: atualmente, pode ser considerado um dos materiais mais utilizados para a instalação de tetos e forros. O seu preço é superior ao do gesso comum, porém, a sua durabilidade compensa o investimento extra. O tipo acartonado não sofre a ação de manchas amareladas ou trincas, problemas muito comuns do gesso convencional.
TIPOS DE GESSO PARA SALA
A sala é uma das áreas mais visitadas da casa. Nela são recebidos amigos e familiares, e por esse motivo a decoração está entre uma das preocupações da hora de transformar o seu visual. O teto e as paredes de gesso são importantes aliados nesta tarefa. Os tipos de gesso para sala são:
Gesso drywall: Atende facilmente as condições do ambiente, podendo ser adaptado a cada tipo de sala. O fator principal dessa versatilidade está relacionado ao tamanho das placas. Elas são feitas medidas variadas, e as posições podem ajustadas de acordo com as características do cômodo. Além disso, outros fatores podem ser incorporados ao drywall para um melhor isolamento térmico ou acústico. Hoje em dia é possível encontrar quatro tipos de drywall no mercado:
Aramado.
Estruturado.
Perfurado.
Removível.
Gesso convencional:É a opção mais barata, sendo a escolha perfeita para salas menores, pois as placas possuem um tamanho pequeno fixo. Porém, vale lembrar que este tipo de gesso pode apresentar pequenas trincas ao longo dos anos. Com o tempo,ele também pode ficar amarelado.
QUEM PODE APLICAR O GESSO COMUM E O DRYWALL?
Muitas pessoas optam por aplicar sozinhas as placas de gesso. Existem até mesmo vários vídeos explicativos para quem deseja aprender o passo a passo dessa instalação. Mas para aqueles que procuram um trabalho especializado, sem dúvida a melhor escolha é contratar um gesseiro. Esse profissional irá analisar toda a estrutura do local, bem como o projeto que será utilizado. O gesseiro é a pessoa mais capacitada para sugerir possíveis mudanças e garantir que o resultado atenda as expectativas do proprietário do imóvel.
Antes de optar por uma empresa ou profissional freelancer, é recomendável fazer uma pesquisa de mercado, e se possível, conferir trabalhos anteriores desses profissionais. Procure também indicações de pessoas que já contrataram serviços de gesseiros para reformas ou construções.
Venha nos conhecer
Entre em contato conosco, nos empenhamos diariamente para gerar um atendimento de excelência para nossos clientes e fornecedores. Seu projeto, sua ideia, se tornarão reais com a Construsul, ligue ou nos envie seu contato!