Inseticidas Caseiros: Perigo Iminente!

Inseticidas Caseiros: Perigo Iminente!

Inseticidas Caseiros: Perigo Iminente!


Quando falamos em pragas urbanas, que infestam nossa casa, o uso do inseticida (encontrado em qualquer supermercado hoje em dia) parece ser a solução fácil e definitiva. Porém, o que a maioria não sabe é que esses produtos, quando mal utilizados, podem até causar problemas para a saúde. 

até solucionam em alguns casos os problemas com mosquitos e outras pragas urbanas , mas todo o cuidado é pouco. Segundo pesquisas norte-americanas, em todo mundo, mais de 80% das casas possuem ou utilizam algum tipo de inseticida caseiroOs inseticidas domésticos possuem três tipos químicos: piretróide, os carbamatos e os organo-fosforados.


Piretroides

No primeiro caso, os piretróides (os mais comuns no mercado), o grau de toxicidade é bem pequeno. Ele afeta mais as pessoas alérgicas. Mesmo assim a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) mantém controle do uso do inseticida em alimentos e na venda comercial. Em casos de quadro alérgico, a pessoa.

não deve permanecer no ambiente no momento da aplicação e seu retorno ao local deve ocorrer após 24 horas do produto aplicado, segundo Viviane Alves de Avelar, bióloga responsável técnica da Insetan. No mercado já existem inseticidas com um odor reduzido, mas, segundo especialistas em toxicologia.


Os carbamatos e os organo-fosforados

Os carbamatos e organo-fosforados são mais nocivos, já que são os mesmos usados na agricultura, mesmo assim ainda é possível encontrá-los a venda. A inalação desses tipos de inseticidas pode causar aumento da secreção nasal, lacrimejação, cólicas, diarréia, tremores e convulsões Em caso de inalação ou exposição.

A pele procure um médico o mais rápido possível e leve a embalagem intacta até o hospital. Na embalagem, normalmente, estão especificadas quais as substâncias e o tipo de tratamento indicado.


Conheça os riscos de utilizar inseticida caseiro

A primavera e o verão são as estações com maior incidência de casos infestação de pragas urbanas, isso porque são épocas com temperaturas mais elevadas e de maior umidade, cenário ideal para a procriação de insetos. Então a solução encontrada pela a maioria das residências é a mesma: o inseticida.

Parece ser uma solução fácil e eficaz, o que faz ser usado em larga escala, porém apresenta sérios riscos à saúde. Vendidos em supermercados, os aerossóis e pastilhas para equipamentos eletrônicos estão presentes em cerca de 80% das casas em todo o mundo, segundo pesquisas norte-americanas.

O objetivo desses inseticidas é acabar com os insetos invasores e, em alguns casos, eles cumprem o prometido, mas também podem trazer prejuízos para quem entra em contato com a substância química. Hoje em dia, encontramos inseticidas com odor reduzido, o que dá a sensação de serem inofensivos aos seres humanos.


Os riscos dos inseticidas caseiros

Os inseticidas de uso doméstico estão divididos em três grupos químicos: os piretroides, os carbamatos e os organofosforados. O primeiro grupo compreende a maioria dos produtos usados e tem toxicidade menor do que a dos inseticidas utilizados no campo, mas como a sua função é eliminar os insetos.

Há riscos à saúde humana. Ao inalá-los, a pessoa pode apresentar dificuldades respiratórias e obstrução nasal. Ingerir essas substâncias – o que é muito comum entre crianças – pode causar até uma convulsão. Já nas categorias dos carbamatos e organofosforados, os perigos são maiores. Isso, porque são mais próximos.

Aos venenos utilizados na agricultura. Alguns são possíveis de encontrar até nos supermercados, e a inalação deles pode causar miose (diminuição da pupila), aumento da secreção nasal, lacrimação, cólicas, diarreia, tremores e convulsões. Se o contato for com a pele pode surgir outros sintomas em todo o corpo.

Se houver contaminação, a pessoa deve ser levada imediatamente ao hospital junto com a embalagem do produto, pois nele existem orientações sobre o tratamento, além da composição. No caso de contato com a pele, lave o local com água corrente antes de ir ao hospital. E na situação de ingestão, não realize nenhum procedimento caseiro e procure um médico.

Em casos de infestação de insetos e pragas urbanas, a melhor solução é contratar uma empresa especializada e com profissionais qualificados. Eles vão saber qual o melhor procedimento para eliminar as pragas, sem colocar a saúde das pessoas e animais domésticos em risco.

ajax loader 2x - Inseticidas Caseiros: Perigo Iminente!

(Visited 15 times, 1 visits today)
Inseticidas Caseiros: Perigo Iminente!
× Whatsapp 99556-4343