A nova nomenclatura – controle de pragas – abarca, de maneira mais adequada, as questões atuais de responsabilidade e segurança ambiental.
Mostrando que as pragas não são controladas apenas com veneno, mas também com outras medidas de segurança sanitária.
Também existe uma HONESTIDADE na expressão “controle de pragas”: ela informa que a ação é controlar, pois a promessa de eliminar definitivamente não é verdadeira.
O serviço tem um tempo de garantia e combina várias ações. Depois disso, o efeito residual do domissanitário já não é mais tão efetivo e chega o momento de refazer o procedimento.
Elaboramos um comparativo para você entender as principais diferenças entre a dedetização e o controle de pragas.
No que diz respeito à eficiência, é fundamental ressaltar que o uso de produtos adequados para combater cada espécie de praga é indispensável.
Existem ainda outras terminologias para designar este mesmo processo:
- Detetização (a forma errada de escrita) é um termo popularmente usado para dedetização de insetos. Entretanto, o único registrado nos dicionários da língua portuguesa é “dedetização” mesmo.
- Desinsetização e desinfecção com inseticida também são nomenclaturas possíveis para classificar o processo de afastamento e controle das pragas pelo uso de inseticida.
- Imunização, assim como chamamos nossa empresa desde o começo de suas atividades, é um processo que tem o intuito de tornar imune algo (no caso, o seu ambiente).
Para que serve a dedetização?
Existem duas funções principais do controle de pragas, erroneamente chamado de dedetização:
Processo curativo
O serviço curativo busca um controle imediato da infestação de alguma praga, ou seja, age de forma emergencial para sanar um problema que já se encontra instalado.
Geralmente, é solicitado quando os ocupantes percebem a gravidade da infestação ou quando são cobrados por alguma necessidade legal através da Vigilância Sanitária, em caso de empresas.
Se o controle de pragas do seu ambiente não está em dia, é imprescindível prestar muita atenção em sinais de infestação dos bichinhos que podem estar fazendo um grande estrago.
Todos os serviços curativos são também preventivos, entretanto o contrário não é válido.
Processo preventivo
O serviço preventivo é para locais que estão sem pragas no momento e querem garantir a qualidade do espaço, ou seja, querem prevenir qualquer chance de uma infestação. Com o processo preventivo, é formada uma barreira protetora no ambiente, evitando o acesso das pragas e, consequentemente, sua permanência e proliferação.
Qualquer pessoa ou empresa que já tenha sofrido perdas materiais, financeiras ou, até mesmo, de reputação, em função de cupins, ratos, baratas, moscas ou outras pragas, sabe que o serviço preventivo é sempre mais econômico e vantajoso.
Isso sem falar das ameaças à saúde que se repetem todos os anos na chegada do calor, com o aumento dos mosquitos, aranhas e escorpiões.
Se você ainda não sabe quais são os sinais para identificar possíveis incidentes com pragas em seu ambiente, temos um infográfico que essas informações. É só clicar no banner abaixo e baixar gratuitamente!
Por que fazer a dedetização?
Nenhuma edificação está totalmente imune à invasão de pragas. Aberturas, frestas, buracos, ralos, tubulações, qualquer espaço é uma forma de entrada de insetos e pragas. Depois que eles se estabelecem, fazem seu ninho e começam a proliferação.
Inseticidas comuns não controlam infestações e mais espalham os insetos do que eliminam. Além disso, os bichos são espertos e evitam as armadilhas domésticas.
É possível que esses recursos eliminem alguns animais, mas dificilmente conseguem atuar na colônia, onde as pragas estão se proliferando.
A lista de motivos para realizar a dedetização é grande:
- Cupins destroem móveis, comprometem a estrutura da casa, desde o assoalho até o telhado, podem estragar livros e documentos, além de tecidos e roupas.
- Baratas trazem para o seu espaço diversos microrganismos nocivos dos locais onde estiveram, o que também ocorre com os ratos.
- Ratos podem causar doenças letais, além de danificar móveis e contaminar alimentos.
- Mosquitos também podem transmitir doenças letais tanto para humanos quanto para animais de estimação.
A lista poderia seguir com moscas, aranhas, carrapatos, pulgas, traças, entre outros: não há espaço para tanto incômodo na sua casa ou no seu negócio.
A solução, portanto, é o controle profissional de pragas, que muita gente ainda chama de dedetização. O serviço é recomendado para todo o tipo de local:
- Residências urbanas, rurais e no litoral;
- Condomínios;
- Indústrias de todos os setores;
- Estabelecimentos comerciais, shoppings e centros de distribuição;
- Estabelecimentos de prestação de serviços;
- Entidades como escolas, hospitais e igrejas;
- Órgãos públicos;
- Transporte coletivo, entre outros.
O importante é encontrar uma equipe idônea, que adote uma política de qualidade e ofereça assistência técnica após o procedimento.