Controle de Abelhas – Como é a Vida Das Abelhas
As abelhas fazem parte do grupo chamado “insetos sociais”. A organização de uma colmeia é exemplar e as operarias, contam com o que pode ser considerado um “plano de carreira”. De acordo com a sua idade, vão mudando de função dentro do grupo, que se comporta quase como um só organismo. Em cada colmeia, existe uma Rainha. Que vive entre quatro e oito anos e, quando bem alimentada, põe de 2 mil a 3 mil ovos por dia.
Além dela, há cerca de 400 mil zangões, que tem a função de fecundar a rainha. Eles morrem após a fecundação ou são mortos pelas operárias ao final da florada. E, finalmente, as grandes responsáveis pelo funcionamento da sociedade, as operárias. Em um número que varia de 60 mil á 100 mil indivíduos, que vivem de 30 a 50 dias e que se dividem em.
Faxineira: Idade de um a três dias. Fazem limpeza de alvéolos, após o 3° dia de vida, tornam-se cozinheiras.
Cozinheiras: Idade de três a sete dias. Alimentam as larvas, com mais de três dias de mel e pólen. Após o 7° dia de vida, se tornam nutrizes.
Nutrizes: Idade de sete a 14 dias. Alimentam as larvas, com idade inferior a três dias, com geléia real. Após o 14° dia de vida, se tornam engenheiras.
Engenheiras: Idade de 14 a 18 dias. Segregam cercas e constroem favos. Após o 18° dia de vida, tornam-se guardiãs.
Guardiãs: Idade de 18 a 20 dias. Defendem a colmeia e tornam-se campineiras no 21° dia.
Campineiras: Idade de 21 dias até a morte. Trazem resina, néctar, pólen e água.
Controle de Abelhas – Como tiram o néctar das flores?
Com a língua, recolhe o néctar do fundo de cada flor e guarda em uma bolsa localizada na garganta. Na colmeia, o néctar passa de abelha em abelha, de modo que a água que ele contém evapore, engrossando e se tornando mel. Cada abelha produz aproximadamente cinco gramas de mel por ano. Para produzir um quilo de mel, precisam visitar 5 milhões de flores. E para produzir um grama de cera. Consomem cerca de seis a sete gramas de mel.
Apenas abelhas fêmeas trabalham. O zangão morre após fecundar a rainha, que armazena os espermatozóides em um reservatório de sêmen. Que se localiza em seu próprio organismo.
Controle de Abelhas – Curiosidades
As mais antigas referências sobre colheita e extração de mel foram encontradas com data de 5 mil anos, no antigo Egito. São os únicos insetos que produzem um alimento que é consumido pelo homem. São as fêmeas que possuem ferrões e não os zangões. Os zangões são improdutivos e inativos. Sua única função é de fertilizar a rainha. Cada colônia possui um odor específico para que as abelhas possam identificá-lo e não errar o “endereço”.
Você pode encontrar uma abelha em quase qualquer lugar do mundo. O único continente sem abelhas é a Antárctica. Em qualquer outro lugar, mais de 20 mil espécies de abelhas trabalham todos os dias para fazer do nosso planeta um lugar mais colorido, cheio de flores e também mais saboroso e cheio de frutos. Você pode se perguntar como é que insetos tão pequenos como as abelhas.
Podem fazer algo tão importante pelo nosso planeta. O fato é que a natureza é bem bolada e fez cada parte do nosso mundo especial. As abelhas são importantes, assim como as flores … e elas precisam umas das outras. Você provavelmente já viu uma abelha em uma flor. Juntamente com outros animais, as abelhas são responsáveis pela polinização – levando o pólen de uma flor para outra e as ajudando a criar sementes e frutos.
Você sabia que 35% do que comemos e 70% das plantas cultivadas dependem da polinização? As abelhas são as maiores polinizadoras do mundo e, sem elas, 30% das nossas lavouras mundiais, e 90% das plantas selvagens iriam morrer. Isso é inacreditável! Além disso, em todo o mundo pessoas criam abelhas para produzir o mel que você compra no mercado. Sem as abelhas, teríamos dificuldades de produzir nossos alimentos.
Controle de Abelhas – Abelha Rainha
A rainha é personagem central e mais importante da colméia. Afinal, é dela que depende a harmonia dos trabalhos da colméia, bem como a reprodução da espécie. A única abelha sexual desenvolvida da colmeia é a rainha. A rainha é quase duas vezes maior do que as operárias e sua única função do ponto de vista biológico, é a postura de ovos, já ela é a única abelha feminina com capacidade de reprodução a rainha consegue manter este estado.
De harmonia segregando uma substancia especial, denominada feromônio, a partir de suas glândulas mandibulares, que é distribuída a todas as abelhas da colméia. Esta substância, além de informar a colônia da presença e atividade da rainha na colméia, impede o desenvolvimento dos órgãos sexuais femininos das operárias, impossibilitando-as, assim de se reproduzirem. É por esta razão que uma colônia tem sempre uma única rainha.
Caso apareça outra rainha na colméia ambas lutarão até que uma delas morra. A rainha nasce de um ovo fecundado, e é criada numa célula especial, diferente dos alvéolos hexagonais que formam os favos. Ela é criada numa cápsula denominada realeira, na qual é alimentada pelas operárias com a geléia real, produto riquíssimo em proteínas, vitaminas e hormônios sexuais. A geléia real é o único e exclusivo alimento da abelha rainha, durante toda sua vida.
A abelha rainha leva de 15 a 16 dias para nascer e, a partir de então, é acompanhada por um verdadeiro séqüito de operárias, encarregadas de garantir sua alimentação e seu bem-estar. Após o quinto dia de vida, a rainha começa a fazer vôos de reconhecimento em torno da colméia. E a partir do nono dia, ela já esta preparada para realizar o seu vôo nupcial, quando, então, será fecundada pelos zangões. A rainha escolhe dias quentes e ensolarados.
Para atrair os zangões de todas as colméias próximas, a rainha libera em pleno vôo, um feromônio sexual que é captado pelos machos a quilômetros de distância, e como voa em alta velocidade e grandes altitudes, a maioria dos zangões não consegue acompanhá-la. Assim, ela faz uma seleção natural, pois somente os machos mais fortes e rápidos conseguem segui-la.
Quando finalmente os zangões conseguem alcançá-la, há o momento da cópula nupcial, onde a rainha prende o testículo do zangão, que morre gloriosamente após fecundá-la… E aí esta o grande segredo da rainha, pois ela recebe milhões de espermatozóides do zangão que ficarão em um reservatório de sêmen de seu organismo, chamado espermateca. Nesta fase a rainha fica na condição de hermafrodita fecundada para o resto de sua vida.