Controle De Pragas: As Cinco Espécies Mais Comuns De Pragas
Avistar uma barata ou outra praga de vez em quando é até comum e se deve a alguma mudança climática ou as condições próximas de sua residência. O problema é quando encontrar esses animais ou insetos se torna muito frequente. É hora de chamar alguma empresa especializada no controle de pragas em Porto Alegre.
Na maioria dos casos, as pragas costumam frequentar uma determinada parte da casa devido as condições oferecidas. Nossa equipe elaborou uma lista das pragas mais comuns e as partes da casa onde costumam ficar e merecem sua atenção. Se você encontrar alguma delas, talvez seja o momento de chamar o controle de pragas.
Rato
Roedores habituam-se bem a locais com lixo e buracos pequenos. Preferem o forro da casa, um lugar que facilita a busca pela comida, ou seja, lixo ou restos de comida. Ratazanas também podem aparecer nos ralos e vasos sanitários localizados no térreo das edificações térreas.
Barata
A mais temida e detestada das pragas pode ser encontrada em diversos locais da casa devido a sua fácil adaptação aos ambientes. Mas podem ser encontradas com mais facilidade em pias, canos ou tubulações.
Formiga
Elas atacam principalmente a cozinha, onde procuram por alimentos, movimentando-se em sua maior parte no período da noite. Também podem ser encontradas nos eletrodomésticos.
Cupim
Outra praga muito comum em diversos pontos da residência. Os cupins devoram a madeira de dentro para fora, ou seja, ao perceber a presença de um desses insetos, é sinal que algum móvel já pode estar comprometido.
Pulga
As pulgas podem ser muito contagiosas e podem resultar em problemas como irritação na pele ou perda de sangue. São mais comuns em residências que contam com animais domésticos.
Lagartas
As lagartas surgem desde a emergência da plântula até a fase de maturação. A mais comum das espécies é a lagarta-da-soja, que se alimenta das folhas das plantas e, por sua coloração verde com listras brancas, é de fácil reconhecimento. A falsa-medideira é outra espécie muito comum encontrada nas plantações de soja.
De coloração verde-clara com pontos pretos, se alimenta de uma grande variedade de espécies de plantas, facilitando seu crescimento populacional.
Percevejos
São pequenos insetos que, para se alimentarem, atacam diretamente os grãos em formação. Dependendo do estágio em que se encontra o grão atingido, pode ocorrer a inviabilização total da semente por abortamento, até a redução do vigor e potencial germinativo. Como prejuízo, o produtor pode ter queda no rendimento e qualidade do produto final.
Mosca branca
Apesar de ser um inseto muito pequeno, a mosca branca é uma praga que tem apresentado controle mais difícil nas últimas safras. Isso porque as ninfas liberam grande quantidade de seiva açucarada, favorecendo o aparecimento da fumagina que, por sua vez, deixam as folhas pretas. Estas, por sua vez, absorvem radiação solar em excesso.
Percevejo castanho
É um inseto que se manifesta no solo, sugando a seiva das plantas pelas raízes, devastando plantações inteiras. Dentre as principais pragas da soja, ele apresenta difícil controle e pode aprofundar-se até dois metros.
Corós
Os corós são larvas escarabeiformes, ou seja, com corpo em forma da letra “C”, que atacam principalmente as raízes e podem atingir o tamanho de 4 a 5 cm de comprimento. Seus danos são decorrentes da destruição das plântulas, que são puxadas para dentro do solo ou secam e morrem pela falta de raízes.
Ácaros
São seres minúsculos que atacam as folhas, prejudicando o desenvolvimento das mesmas e a fotossíntese. No Brasil, as espécies mais comuns nas plantações de soja são o ácaro-rajado, o ácaro vermelho e o ácaro branco. Seu ataque resulta em uma coloração esbranquiçada dos folíolos, passando para a amarelada.