Descupinização – Como é Feita a Dedetização De Cupins
Os cupins são uma das piores pragas urbanas em qualquer ambiente. Eles são responsáveis por causar diversos danos para móveis de madeira, concreto e alimentos. Seja em uma residência ou em um ambiente comercial, essas criaturinhas são inimigos declarados da economia e com certeza vão causar um grande prejuízo para qualquer lugar onde se proliferem.
A dedetização de cupins, também chamada de descupinização, é um processo complexo e que deve ser realizado com muito cuidado para conseguir alcançar o efeito desejado sem causar nenhum efeito colateral negativo. A Esgotecnica realiza esse importante trabalho para garantir a tranquilidade de nossos clientes! Recomendamos que você sempre contrate uma empresa profissional para liar com esse tipo de problema.
Eliminar os cupins não é fácil e usar soluções caseiras podem apenas fazer com que eles sumam por alguns dias antes de voltar com força total. Uma empresa profissional, como a Esgotecnica, conta com profissionais treinados e capacitados para garantir o melhor resultado na descupinização de um ambiente. Com nossos serviços, garantimos que a sua dor de cabeça com essas pragas acaba de vez!
Descupinização de Cupins – Como é feita a dedetização de cupins
Antes darmos alguns exemplos de como a descupinização é realizada, é preciso saber quais cuidados você deve tomar antes de realizar a descupinização. Esses cuidados vão evitar problemas com contaminações e até ajudar a dedetização a ser mais efetiva. A primeira coisa que você deve saber é que o veneno para descupinização é forte e, portanto, pode acabar contaminando roupas e outros utensílios domésticos.
Por isso, armários, guarda-roupas, mesas e todos os objetos a serem de dedetizados precisam ser esvaziados. Outro detalhe importante é em relação a limpeza dos móveis ou superfície de madeira que receberá o tratamento. Sujeiras e outros elementos que cobrem a superfície do móvel são uma barreira para o veneno e podem acabar tornando o procedimento menos eficiente. Por último, é importante um bom controle de umidade.
Descupinização de Cupins – Como é realizada a descupinização
O método de dedetização de cupins depende muito de qual é o tipo de cupim que acabou infestando o ambiente. De forma geral, existem os cupins subterrâneos e os cupins de madeira seca.Por isso é importante contar com uma empresa profissional e com experiência para poder indicar qual é o tratamento correto para o seu caso.
Descupinização de Cupins – Cupim de madeira seca
Como o nome já indica, esses são aqueles cupins que criam a sua colônia em móveis, paredes ou chão de madeira seca. Para esses casos, quando a infestação já está muito avançada, é recomendado trocar todas as peças afetadas, pois dificilmente o veneno vai conseguir lidar com a colônia. Porém, caso a infestação não esteja tão grave, é possível realizar a descupinização com veneno. O produto é colocado nos orifícios deixados pelos cupins.
Mas é importante ressaltar que a quantidade de veneno deve ser devidamente calculada para que a colônia seja eliminada de vez.Novamente, isso reforça a importância de você contratar uma empresa profissional para realizar a dedetização de cupins em qualquer ambiente.
Descupinização de Cupins – Cupins subterrâneos
Os cupins subterrâneos dão um pouco mais de trabalho do que os de madeira seca. Entre esse tipo de praga, existem diferentes espécies, o que também precisa ser identificado na hora de lidar com esses insetos. Por exemplo, algumas espécies de cupins subterrâneos fazem aquela colônia grande e que é fácil de identificar. Esse tipo pode ter o cupinzeiro removido, pois eliminará a colônia.
Já outros tipos são mais difíceis de identificar as colônias e elas são divididas em setores, por isso a remoção manual é bem mais difícil e inefetiva. Além da remoção manual, é possível realizar um tratamento da madeira, assim como no caso dos cupins de madeira seca. Esse tratamento pode ser feito com pincel ou então com pulverizador. Novamente, esse procedimento só pode ser realizado por uma dedetizadora profissional.
Outra possibilidade é a realização do bloqueio na construção, onde é perfurado o chão para aplicar um produto que evita que o cupim saia do subsolo para a área afetada. O problema desse sistema é o inconveniente de ter que furar o chão e refazer o acabamento do local.Por último, temos uma boa solução que são as iscas. Esses são venenos colocados próximos de onde os cupins atuam. Eles mesmos carregam o veneno para dentro da colônia.
Existem diferentes maneiras de lidar com cupins. A melhor de todas é chamar a Esgotecnica para realizar a descupinização completa e eficiente do seu ambiente! Para a melhor dedetização de cupins, conte com a gente e com os nossos profissionais! Assim, você se livra dessas terríveis pragas urbanas sem ter nenhuma dor de cabeça ou prejuízo com os procedimentos!
Descupinização de Cupins – Métodos de Controle – Cupins Arborículas
A detecção desses cupins no campo não é fácil, pois como o dano é interno e as arvores não apresentam sintomas aparentes, a detecção só ocorre após o dano já ter sido feito. Os métodos de controle dos cupins de cerne são semelhantes ao dos cupins subterrâneos.
Descupinização de Cupins -Medidas preventivas
As áreas atacadas devem ser mapeadas e cadastradas, para que medidas preventivas possam ser tomadas quando se reforma a área. Apesar de existirem recomendações de controle, como a aplicação de inseticidas líquidos dentro dos troncos ou tocos, estas são de caráter paliativo e temporárias, pois não atingirão a colônia que está no solo. A incorporação e aplicação de inseticida no solo próximo aos tocos atacados.
É uma medida que necessita maiores estudos, pois o sistema radicular a ser protegido é muito desenvolvido, sendo necessárias altas doses de inseticidas sem a garantia de sucesso.É recomendada, também, a utilização de práticas culturais como: prevenção de incêndios florestais, desbastes seletivos (retirar árvores danificadas ou doentes), adubações, seleção de espécies mais adaptadas etc.
Descupinização de Cupins – Cupins de Madeira Seca
Os cupins de madeira seca (Cryptotermes brevis) localizam-se inteiramente dentro da madeira que consomem como alimento, sem a necessidade do contato com o solo. Portanto, o seu ataque caracteriza-se por um problema restrito as peças de madeira infestadas. São encontrados em todos os tipos de edificações e seu ataque ocorre em madeiras com baixo teor de umidade, localizadas tanto nas estruturas quanto em imóveis e peças avulsas.
Descupinização de Cupins – Cupins de Madeira Seca
Para o controle de cupins de madeira seca, primeiramente é preciso ter a identificação correta da espécie infestante, pois a sua infestação é em menor número de indivíduos em comparação aos cupins subterrâneos, entretanto, com o passar do tempo, a proliferação da colônia inicial pode dar origem a varias outras colônias.
Descupinização de Cupins -Medidas preventivas
Uma medida importante é apagar as luzes na época de revoada de aleluias ou siriris, pois estes insetos são atraídos pela iluminação e podem infestar a área domiciliar ou utilizar madeiras como peroba rosa, o jatobá e a maçaranduba, que não são atacadas por cupins, pois seu cerne (porção central do tronco) apresenta compostos químicos que deixam as madeiras imunes a esses ataques.