Dedetização – Algumas Espécies e Tipos De Baratas

Dedetização - Algumas Espécies e Tipos De Baratas

Dedetização – Algumas Espécies e Tipos De Baratas

Tudo sobre as espécies e tipos de baratas: existem cerca de 4.000 espécies de baratas diferentes, sendo que 1% apresenta associação com o homem.Assumindo, assim, uma grande importância econômica. Felizmente, a grande maioria das espécies de baratas, não constitui pragas domiciliares.

As baratas são artrópodes pertencentes à classe insecta da ordem Dictyoptera. Alguns autores consideram a existência de 28 famílias de baratas e enumeraram 18 espécies com hábitos domiciliares ou peridomiciliares, entre as quais duas delas encontradas no Brasil com muita frequência e consideradas pragas urbanas: a barata alemã (Blatella germanica – Fam. Blattellidae) e a barata americana .

De esgoto ou voadora (Periplaneta americana – Fam. Blattidae). Caso queira mais informações sobre como combater as baratas, procedimentos contra as baratas, como afastar as baratas, navegue pelo nosso blog e tire suas dúvidas sobre as baratas, pois, sabemos que elas não são bem-vindas e que as baratas podem causar vários danos.

Além destas, outras menos comuns podem ser encontradas aqui: barata oriental (Blatta orientalis), barata australiana (Periplaneta australasiae), barata do suriname (Pycnoscelus surinamensis) e a barata listrada (Supella longipalpa).A necessidade de conhecermos as espécies de baratas infestantes num determinado ambiente é de importância fundamental para o controle de baratas.

E essa é a metodologia utilizada por nossa Dedetizadora, pois somente identificando a espécie poderemos conhecer seus hábitos e formas de disseminação, e dessa forma executar um controle de baratas adequado. Por isso serão descritas abaixo as características das principais espécies de baratas encontradas no Brasil, essenciais para sua identificação.

Dedetização – Barata alemã (Blatella germanica)

Também conhecida como francesinha, alemãzinha ou paulistinha, dependendo da região, tem sido considerada a espécie de barata de maior repercussão econômica e a mais proliferada no Brasil e no mundo, sendo frequentemente encontrada em todos os tipos de residências e estruturas, e possivelmente a mais difícil de ser controlada entre as baratas domésticas.

Essa espécie de barata é cosmopolita e suas infestações variam dependendo da posição geográfica e das condições sócio-econômicas. É a menor das espécies de baratas de importância econômica e a de maior prevalência em apartamentos, supermercados, açougues, padarias, fábricas de alimentos, lanchonetes, hospitais, cervejarias, banheiros e restaurantes.

Embarcações e ônibus também apresentam altas infestações de barata alemã, embora raramente esta espécie possa sobreviver em ambientes externos. Muitas residências e estabelecimentos comerciais tornaram-se infestados por essa espécie de barata quando caixas de papelão, alimentos ou outro material infestado foram trazidos para o interior das residências.

Essa espécie de barata possui tamanho pequeno (1,5 a 3,0 cm de comprimento), coloração castanho-amarelada com duas faixas longitudinais mais escuras no pronoto, com machos e fêmeas inteiramente alados. Seu ciclo de vida pode ser completado por 100 dias sob condições favoráveis de desenvolvimento.

As fêmeas são ovíparas e carregam a ooteca até quase o momento da eclosão das formas imaturas produzindo de 4 a 8 ootecas durante sua vida. Dentro de cada ooteca existem de 24 a 48 embriões que se desenvolvem aproximadamente 28 dias. A ooteca é delgada, com a base e parte superior paralelas, de coloração marrom clara e medindo cerca de 8 mm de comprimento, com denteações distintas contornando cada um dos ovos.

A liberação prematura da ooteca pela fêmea da barata alemã pode ocorrer após a exposição a inseticidas. As ootecas de diferentes espécies são bastantes distintas, diferindo em tamanho, forma, ornamentação da superfície, forma do serrilhado da carena e número de ovos contidos, podendo ser utilizadas para se determinar a espécie de barata infestante em um local.

As ninfas podem abrir a ooteca ainda quando está aderida à fêmea ou ser depositada em um lugar em que as formas imaturas recém nascidas possam facilmente encontrar alimento e abrigo. É a única espécie de barata doméstica que carrega a ooteca até a eclosão das ninfas.A fêmea pode produzir sua primeira ooteca aos 11 ou 12 dias de idade do estágio adulto reduzindo consideravelmente sua alimentação alguns dias antes da eclosão das ninfas.

Uma nova ooteca é formada em duas semanas após a eclosão das ninfas. As ninfas são de coloração mais escura (quase negro) do que os adultos e passam por 5 a 7 estágios de ninfais variando de 50 a 60 dias, representando 75% da população.A fase adulta pode durar de 3 a 6 meses e não tem o hábito de voar, sendo que as fêmeas apresentam maior longevidade do que os machos.

Os machos iniciam o acasalamento 3 dias após a emergência e as fêmeas 4 a 5 dias, e se elas não copularem dentro de 14 dias após a emergência, ootecas não fertilizadas serão formadas (partenogênese).A próxima ooteca será formada depois de duas semanas de posta a anterior. O número médio de acasalamento por machos é de 10 vezes sendo que a última cópula ocorre quando o macho tem em média 42 dias (11 a 95 dias).

Dedetização – Por que a barata alemã e tão adaptada?

Possui uma ooteca de gestação múltipla mais numerosa que o resto das baratas caseiras, ou seja, em cada gestação nascem mais indivíduos que nas outras espéciesPossui alta capacidade reprodutiva: Seu curto período de incubação assim como seu curto período de maturidade sexual provocam aumentos populacionais explosivos.

As ninfas da barata alemã têm melhores oportunidades de sobreviver diferenciando-a das outras espécies, isso ocorre devido à fêmea carregar a ooteca durante todo o período de incubação dos embriões, o qual evita a presença de riscos ambientais que ocorrem ao desprender a ooteca, assegurando assim um potencial reprodutivo alto.

As ninfas da barata alemã são menores do que as das outras espécies, portanto são capazes de esconderem em muitos lugares que seriam inacessíveis para os outros indivíduos de espécies maiores. As ninfas tendem a permanecer juntas uma das outras, normalmente próximo do lugar onde nasceram provocando assim uma alta densidade populacional no local.

Existem outros fatores adicionais que contribuem no êxito da instalação da barata alemã como seu elevado potencial reprodutivo que ajudaram a desenvolver inclusive resistência aos inseticidas.Sua alta adaptabilidade é a principal razão de serem dificilmente controladas, e mesmo após milhões de anos de co-evolução, a barata alemã ainda representa um grande desafio para o homem.

Sob condições de campo, a habilidade da barata alemã aprender e modificar seu comportamento pode ser um importante meio de sobrevivência dessas populações, pois a habilidade constante de adaptação e trocas de ambiente causada pela intervenção do homem é de grande importância e exige constantes esforços para melhorar os métodos de controle dessa barata.

Dedetização – Barata americana de esgoto ou voadora (Periplaneta americana)

É a maior entre as espécies de baratas domésticas podendo chegar a 4 ou 5 centímetros de comprimento e colorido castanho escuro, com um bordo amarelo vivo no pronoto. As asas dos machos ultrapassam um pouco o comprimento do abdome e nas fêmeas, as suas asas têm o mesmo comprimento do corpo. Deposita sua ooteca apenas um dia depois de formada e procura colocá-la sempre próxima a uma fonte de alimento, em locais protegidos (isso aumenta a chance de sobrevivência das ninfas), podendo prendê-las em alguma superfície usando secreções de sua boca.

ajax loader 2x - Dedetização - Algumas Espécies e Tipos De Baratas

(Visited 204 times, 1 visits today)
Dedetização – Algumas Espécies e Tipos De Baratas
× Whatsapp 99556-4343